PUBLICIDADE

Oriente Médio

Paz exigirá concessões dolorosas de ambos, diz Netanyahu

2 set 2010 - 11h43
(atualizado às 12h49)
Compartilhar

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou ao presidente da Autoridad Palestina, Mahmud Abbas, que haverá concessões dolorosas de ambas as partes" no diálogo direto entre Israel e os palestinos iniciado nesta quinta-feira. Ele também pediu que os palestinos reconheçam Israel como um Estado.

Em momento histórico, Abbas e Netanyahu (dir.) se cumprimentam antes de entrevista conjunta na Casa Branca
Em momento histórico, Abbas e Netanyahu (dir.) se cumprimentam antes de entrevista conjunta na Casa Branca
Foto: Reuters

"Uma paz duradoura, só conseguiremos com concessões mútuas, do lado israelense e do lado palestino, pelo meu lado e pelo seu", disse Netanyahu, no reinício em Washington das conversas de paz entre os dois lados, após 20 meses de estagnação.

O premiê israelense agradeceu ao presidente dos EUA, Barack Obama, e a sua equipe de negociadores pelo tempo dedicado: "para nos trazer a este momento" no qual disse esperar conseguir uma paz "duradoura" e "consistente" para a região.

Netanyahu reiterou que está disposto a alcançar "um compromisso histórico" para a paz na negociação com o líder palestino, a quem classificou como "um sócio da paz", da mesma forma que fez ontem à noite pouco antes do jantar que ofereceu Obama aos líderes da região. Os dois pilares sobre os quais se apoiam a paz são a "legitimidade" e a "segurança", enfatizou o primeiro-ministro.

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, abriu o primeiro diálogo direto de paz entre Israel e palestinos. Hillary agradeceu a Abbas e Netanyahu pela "coragem e compromisso".

Com informações das agências AFP e EFE

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade