PUBLICIDADE

Oriente Médio

Passagem de Sandy por costa leste deixa ao menos 29 mortos

30 out 2012 - 15h45
(atualizado às 16h08)
Compartilhar

O número de mortos pela passagem da chamada supertempestade Sandy aumentou nos Estados Unidos, segundo a imprensa local. A CNN afirma que 29 pessoas morreram no país, inclusive 15 em Nova York. Já a agência AP informa que o número de mortos chega a 38. Os incidentes fatais ocorreram nos Estados de Nova York, Nova Jersey, Pensilvânia, Connecticut, Maryland, Carolina do Norte e Virgínia, e muitos foram causados por queda de árvores.

Estátua solitária de bombeiro é vista em meio à destruição após incêndio no bairro do Queens, em Nova York
Estátua solitária de bombeiro é vista em meio à destruição após incêndio no bairro do Queens, em Nova York
Foto: EFE

O essencial sobre a passagem de Sandy pelos EUA

30/10 Sandy deixa rastro de destruição, mortes e escuridão nos EUA
29/10 Obama convoca reunião de crise: "prioridade é salvar vidas"
28/10 EUA: Sandy afetará 50 milhões

.

Bloomberg: vamos nos sair bem
27/10Sandy recupera força de furacão e ameaça os Estados Unidos

Confira o material especial
Veja fotos da passagem do Sandy pelos EUA e da evolução do furacão

Você sabe como é escolhido o nome de um furacão?
Saiba quais foram os furacões mais devastadores desde 2000

O furacão Sandy já havia provocado 69 mortes em países do Caribe - Haiti e Cuba, principalmente - e deixado uma vítima fatal no Canadá. Mais de 8 milhões de clientes estão sem energia elétrica em 18 Estados. Meios de transporte foram fechados e as autoridades aconselharam que os moradores ficassem em casa nesta terça-feira. Até a campanha presidencial - a exatos sete dias da eleição - foi colocada em modo de espera.

Pior tempestade de Nova York

Nova York foi uma das cidades mais atingidas pela passagem da supertempestade Sandy - "talvez a pior que já enfrentamos", disse o prefeito Michael Bloomberg. O coração financeiro da cidade, localizado no sul da ilha de Manhattan, foi tomado pela água. Em construção, a área do novo World Trade Center foi inundada. De acordo com o presidente da Autoridade de Transportes Metropolitanos (MTA, na sigla em inglês), Joseph Lhota, a tempestade provocou os piores danos ao sistema de metrô da cidade desde a sua inauguração, há 108 anos.

Um incêndio no bairro do Queens destruiu mais de 80 casas, mas não há informações sobre vítimas das chamas. Uma sem precedentes maré de 3,9 m de água do mar - 90 cm acima do recorde anterior - avançou sobre o sul de Manhattan, inundando túneis, estações de metrô e o sistema de energia que abastece Wall Street. Um hospital universitário com 200 pacientes foi evacuado por falta de energia. Arranha-céus balançaram com os fortes ventos, que causaram alarme ao destruírem parcialmente um guindaste que trabalhava na altura do 74º andar de um prédio.

Segundo o prefeito Bloomberg, os serviços de transportes públicos da cidade permanecerão fechados até que um novo anúncio seja feito. Ele afirmou que os 76 abrigos abertos para atender as vítimas da tempestade permanecerão disponíveis nesta terça-feira. De acordo com o prefeito, as escolas, fechadas desde segunda-feira, permanecerão assim até a quarta-feira.

Transtorno mundial

Nesta terça-feira, a Bolsa de Valores de Nova York permaneceu fechada pela segundo dia consecutivo, a primeira vez que isso acontece desde que uma nevasca paralisou suas operações por dois dias em 1888. Os três principais aeroportos da cidade também permaneceram fechados. Mais de 15 mil voos já foram cancelados no mundo devido à tempestade, segundo o serviço de rastreamento de voos FlightAware.

Em Nova Jersey, onde Sandy tocou o solo como furacão, centenas de pessoas eram evacuadas devido à elevação do nível da água na manhã desta terça-feira. Autoridades usaram botes para tentar resgatar 800 pessoas que ficaram ilhadas no parque de trailers de Moonachie, mas não há informações sobre mortos ou feridos. Chegou-se a ser anunciado que um dique rompeu, mas o governador do Estado, Chris Christie, afirmou que uma margem transbordou.

A massiva tempestade chegou até o meio-oeste dos Estados Unidos. Autoridades de Chicago alertaram os moradores para ficarem distantes da costa do Lago Michigan e a cidade se prepara para receber ventos de 96 km/h e ondas de mais de 7 m até quarta-feira.

Ao avançar sobre o nordeste do país, o fenômeno convergiu com um sistema de tempo frio e se transformou em um híbrido de chuva com ventos fortes, chegando até a levar neve para a Virgínia do Oeste e para regiões montanhosas. De acordo com o Centro Nacional de Furacões, às 5h (7h de Brasília) Sandy se movia no sentido oeste com seu centro localizado a 145 km da Filadélfia, no Estado da Pensilvânia.

Apesar de ter se enfraquecido e perdido o status de furacão, as autoridades alertam que o fenômeno vai continuar trazendo fortes chuvas e inundações. A distinção no termo usado para se referir à tempestade seria apenas técnica, e ela ainda estaria provocando ventos com intensidade registrada em furacões.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade