PUBLICIDADE

Estados Unidos

Para Obama, Ocidente deve ser firme com a China

3 ago 2014 - 17h57
(atualizado às 18h16)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Presidente dos EUA, Barack Obama</p>
Presidente dos EUA, Barack Obama
Foto: Joshua Roberts / Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que a Rússia é uma nação "que não faz nada" e disse em uma entrevista para a revista Economist que o Ocidente precisa ser "bem firme" com a China agora que Beijing tenta expandir seu papel na economia mundial. 

Obama tem tentado focar a política externa dos Estados Unidos na Ásia, uma resposta ao poder econômico e militar da China. Mas há meses esse esforço tem sido ofuscado por uma corrente de crises internacionais, incluindo o apoio da Rússia aos separatistas na Ucrânia. 

Obama minimizou a importância de Moscou no cenário internacional, classificando o presidente Vladimir Putin como um líder que está causando problemas para um ganho político à curto prazo que irá afetar a Rússia no longo prazo. 

"Eu acho que é muito importante manter a perspectiva. A Rússia não faz nada", disse Obama na entrevista. Obama descreveu as tensões dos Estados Unidos com a China como "administráveis". 

A China está envolvida em disputas territoriais com seus vizinhos no mar do Sul da China, rico em petróleo, e frequentemente entra em brigas com o Ocidente por questões de propriedade intelectual. 

"Uma coisa que eu vou dizer sobre a China, entretanto, é que você deve ser bem firme com eles, porque eles vão até onde podem, até enfrentar resistência", disse Obama à Economist.  "Eles não são sentimentais, e não estão interessados em abstrações. Então algumas apelações simples à normas internacionais são insuficientes", disse. 

Obama disse acreditar que as tensões comerciais serão aliviadas quando a China "passar de ser simplesmente a fabricante de produtos de baixo valor agregado" e suas companhias começarem a fazer bens de alto valor agregado que são protegidos por normas de propriedade intelectual. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade