PUBLICIDADE

Estados Unidos

Paquistão reabre rotas da Otan na fronteira com Afeganistão

3 jul 2012 - 13h50
(atualizado às 17h50)
Compartilhar

O Paquistão está reabrindo as rotas-chave de abastecimento da Otan no Afeganistão, fechadas desde um violento ataque ocorrido em novembro, afirmou nesta terça-feira a secretária americana de Estado, Hillary Clinton, depois de conversar com a colega paquistanesa.

Motoristas paquistaneses sentam sobre tanques que carregavam combustíveis para o Afeganistão
Motoristas paquistaneses sentam sobre tanques que carregavam combustíveis para o Afeganistão
Foto: Reuters

"Fico feliz que a ministra das Relações Exteriores (paquistanesa, Hina Rabbani Khar) tenha informado que as linhas de abastecimento terrestre em direção ao Afeganistão estão sendo abertas", afirmou Hillary em um comunicado, acrescentando que lamenta "as perdas sofridas pelo Exército paquistanês".

Islamabad alegava que, para a reabertura das estradas, fechadas em represália a um ataque aéreo americano que matou por engano 24 soldados paquistaneses, Washington deveria se desculpar. "A ministra Hina e eu reconhecemos os erros que resultaram na perda de vidas militares paquistanesas", ressalta Hillary em seu comunicado. "Estamos comprometidos a trabalhar estreitamente com Paquistão e Afeganistão para evitar que isso volte a acontecer.".

O bloqueio obrigou a Otan a usar rotas pelo norte, mais longas e caras, através da Rússia e Ásia Central. A esperança inicial de uma reabertura das rotas foi por terra na reunião de cúpula da Otan realizada em Chicago no último mês de maio, em meio a informações de que o Paquistão pedia o pagamento de valores altos por cada um dos milhares de caminhões de abastecimento da aliança que atravessam a fronteira anualmente.

Hillary garantiu que "o Paquistão continuará sem cobrar nenhuma tarifa de trânsito, em nome da paz e segurança no Afeganistão e na região. Esta é uma demonstração tangível do apoio do Paquistão a um Afeganistão seguro, pacífico e próspero, e aos nossos objetivos comuns na região." O general John Allen, comandante da Força Internacional de Assistência para a Segurança no Afeganistão (Isaf), expressou satisfação com a reabertura das estradas de abastecimento.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade