PUBLICIDADE

Estados Unidos

Paquistão investigará falhas na busca por Bin Laden

2 mai 2011 - 20h26
(atualizado às 21h26)
Compartilhar

O embaixador do Paquistão nos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira (2) que Islamabad lançará uma "investigação completa" sobre as falhas dos serviços de inteligência para encontrar Osama bin Laden em uma casa localizada a apenas algumas horas de Islamabad, capital do país.

"Obviamente Bin Laden teve um sistema de apoio, a questão é se este suporte foi dado pelo governo e Estado do Paquistão ou pela sociedade do Paquistão?", destacou o embaixador Hussain Haqqani à CNN.

"Todos nós sabemos que há pessoas no Paquistão que compartilham os mesmos ideais extremistas. Então é um fato de que há pessoas que provavelmente o protegeram", afirmou.

"Faremos uma investigação completa para descobrir por que nossos serviços de inteligência não conseguiram rastreá-lo antes".

Em Abbottabad, cidade que abriga uma academia da elite militar, Bin Laden viveu por anos em uma casa fortificada.

Mais cedo, o assessor antiterrorismo da presidência americana, John Brennan, não descartou o apoio oficial do Paquistão a Bin Laden e afirmou que Islamabad só soube da operação que matou o líder da Al-Qaeda depois que as forças dos EUA deixaram o espaço aéreo paquistanês.

"Estamos observando agora como ele conseguiu ficar lá por tanto tempo e se teve ou não algum tipo de sistema de apoio dentro do Paquistão que permitiu sua permanência lá", disse Brennan à imprensa.

O assessor acrescentou que a morte de Bin Laden foi um "momento decisivo" na guerra contra o terrorismo, e que os Estados Unidos pretendem enterrar o resto da Al-Qaeda com ele.

A eliminação de Bin Laden foi "um momento decisivo na guerra contra a Al-Qaeda, na guerra contra o terrorismo, ao decapitar a cabeça da serpente conhecida como Al-Qaeda", disse.

"Isso terá repercussões que penso que serão muito importantes em toda a área de atuação da Al-Qaeda", afirmou.

Osama bin Laden é morto no Paquistão

No final da noite de 1º de maio (madrugada do dia 2 no Brasil), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou a morte do terrorista Osama bin Laden. "A justiça foi feita", afirmou Obama num discurso histórico representando o ápice da chamada "guerra ao terror", iniciada em 2001 pelo seu predecessor, George W. Bush. Osama foi encontrado e morto em uma mansão na cidade paquistanesa de Abbottabad, próxima à capital Islamabad, após meses de investigação secreta dos Estados Unidos .

A morte de Bin Laden - o filho de uma milionária família que acabou por se tornar o principal ícone do terrorismo contemporâneo -, foi recebida com enorme entusiasmo nos Estados Unidos e massivamente saudada pela comunidade internacional. Enquanto a secretária de Estado dos EUA afirmava que a batalha contra o terrorismo continua, o alerta disseminado em aeroportos horas depois da notícia simboliza a incerteza do impacto efetivo da morte de Bin Laden no presente e no futuro.

Veja mansão onde Bin Laden teria sido morto no Paquistão:
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade