PUBLICIDADE

Estados Unidos

Papa chega a NY para discursar a líderes mundiais na ONU

24 set 2015 - 19h32
(atualizado às 20h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: EFE

O papa Francisco chegou nesta quinta-feira a Nova York para iniciar sua primeira visita como pontífice à cidade, onde terá uma vasta agenda que incluirá grandes atos e um discurso perante os líderes mundiais nas Nações Unidas. O avião aterrissou pouco depois de 17h (horário local, 18h de Brasília) no aeroporto John Fitzgerald Kennedy, procedente de Washington e levando as bandeiras dos Estados Unidos e do Vaticano.

O papa foi recebido na pista por membros do clero, entre eles o núncio apostólico Bernardito Auza, representante do Vaticano na ONU. Também lhe esperava um grupo de crianças, das quais um sorridente Francisco se aproximou para saudar.

O pontífice passou alguns minutos conversando com os pequenos, que lhe presentearam com uma coleção de orações escrita por estudantes de centros católicos da cidade. Um deles lhe entregou, além disso, um boneco do próprio papa, que Francisco, entre risos, não duvidou em aceitar.

Da própria pista, o pontífice tomou um helicóptero para transferir-se rapidamente a Manhattan. Nesta mesma tarde, Francisco realizará uma cerimônia religiosa na reformada Catedral de São Patrício, na Quinta avenida, onde há horas já é esperado por uma multidão.

O papa será recebido nas escadarias do templo pelo arcebispo de Nova York, o cardeal Timothy Dolan, e o reitor da catedral, monsenhor Robert Ritchie, além de autoridades estaduais e municipais.

Amanhã, Francisco estará na sede das Nações Unidas, onde fará um discurso perante 150 chefes de Estado e de governo, reunidos para aprovar a nova agenda global de desenvolvimento. Em seguida, visitará o memorial do 11 de setembro e uma escola do bairro latino do Harlem, antes de seguir em uma procissão pelo Central Park, onde será acompanhado por 80.000 pessoas que conseguiram entradas em um sorteio organizado pelas autoridades locais.

Seu último ato na cidade será uma missa com 20.000 fiéis no Madison Square Garden, antes de continuar viagem no sábado rumo a Filadélfia.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade