PUBLICIDADE

Estados Unidos

Pai de Snowden diz estar disposto a viajar para Moscou a pedido do FBI

31 jul 2013 - 07h40
(atualizado às 07h41)
Compartilhar

O pai de Edward Snowden, o ex-prestador de serviço de uma agência de espionagem dos EUA que está foragido, disse nesta quarta-feira que está disposto a aceitar um pedido do FBI para viajar a Moscou para encontrar o filho, mas primeiro precisa saber o que os serviços de segurança norte-americano querem.

Lonnie Snowden disse à emissora estatal de TV russa 24 que o FBI tinha sugerido "algumas semanas atrás" que ele viajasse a Moscou para conversar com seu filho, que enfrenta acusações de espionagem nos Estados Unidos por ter revelado os programas secretos de vigilância do governo.

Edward Snowden, cuja revelação despertou questionamentos sobre a intrusão do governo na vida privada, permanece na zona de trânsito do aeroporto de Moscou desde que chegou de Hong Kong, há mais de um mês.

O pai dele não teve contato direto com o filho.

"Recebi essa sugestão (de viajar para Moscou) algumas semanas atrás, e ainda tenho que responder", disse Lonnie Snowden, com seu inglês traduzido para o russo. Ele acrescentou que em primeiro lugar gostaria de saber o que o FBI queria que ele fizesse.

O advogado russo que ajuda Edward Snowden, Anatoly Kucherena, disse ao programa que acredita que o pedido de asilo temporário feito pelos norte-americano à Rússia será concedido "nos próximos dias", e que os Estados Unidos não conseguiram enviar nenhum pedido oficial de extradição.

(Reportagem de Megan Davies)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade