PUBLICIDADE

Estados Unidos

Pai de checheno morto pelo FBI suspeita que filho tenha sido torturado

23 mai 2013 - 18h04
(atualizado às 18h41)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Ibragim Todashev, homem da Fl&oacute;rida suspeito de liga&ccedil;&atilde;o com o atentado na Maratona de Boston</p>
Ibragim Todashev, homem da Flórida suspeito de ligação com o atentado na Maratona de Boston
Foto: AP

O pai do imigrante checheno morto durante as investigações sobre a sua ligação com o ataque a bombas na Maratona de Boston disse nesta quinta-feira que pretende viajar aos EUA, onde ele suspeita que seu filho foi torturado e morto. Ibragim Todashev, de 27 anos, foi morto por um agente federal no complexo de apartamentos em que vivia depois de se tornar violento durante um interrogatório sobre sua ligação com Tamerlan Tsarnaev, o mais velho dos dois irmãos suspeitos de plantar duas bombas na maratona em 15 de abril. Todashev viajou aos Estados Unidos em 2008 com um passaporte russo, disse uma fonte, e viveu em Boston antes de se mudar para a Flórida, onde ele foi morto.

"Eu suspeito que eles torturaram meu filho e que ele sofreu uma morte dolorosa", disse Abdülbaki Todashev, enxugando as lágrimas na casa que divide com uma de suas mulheres na região de maioria muçulmana da Chechênia, no Cáucaso do Norte da Rússia. "Eu vou tentar ir (aos Estados Unidos) e chegar à verdade", afirmou ele ao receber vizinhos e conhecidos que foram lhe dar os pêsames pela morte do filho, o mais velho dos 12 que teve com duas mulheres.

Uma equipe especial do FBI de Washington iniciou nesta quinta-feira uma revisão da morte do imigrante checheno. Todashev conheceu os Tsarnaev quando ele viajou para os Estados Unidos para aprimorar o seu inglês, disse seu pai, que trabalha no gabinete do prefeito na principal cidade da Chechênia, Grozny. Ele disse que deu a permissão, quando o filho pediu para ficar nos Estados Unidos, porque ele disse que era mais seguro do que a Chechênia, onde separatistas travaram duas guerras com a Rússia após o fim da União Soviética e os militantes ainda lutam por um Estado islâmico.

Segundo seu pai, ele tinha um bilhete de avião para voltar à Rússia nesta sexta-feira. "Ele não deveria ter saído. Ele vivia confortavelmente e sua mãe estava muito preocupada com ele, porque ele era o mais velho da família e ela estava acostumada a tê-lo como um modelo para os outros", disse uma vizinha, chamada Malika, que se recusou a dar seu sobrenome. O agente do FBI que atirou em Todashev, que também praticava artes marciais, não foi publicamente identificado, mas é pertencente à agência de Boston.

Todashev era um dos pelo menos dois amigos de Tamerlan Tsarnaev que estavam sendo observados de perto pelos investigadores desde que os irmãos Tsarnaev foram identificados como suspeitos do ataque de Boston, disse uma fonte policial. Um amigo de Todashev nos EUA, Khusen Taramov, disse que ele estava sendo seguido constantemente nas últimas semanas por agentes e questionado repetidas vezes por telefone e acareações, que duraram até cinco horas. Taramov disse que foi questionado também.

Todashev foi preso no dia 4 de maio e acusado de agressão grave após brigar com outro homem em um estacionamento de um shopping de Orlando, de acordo com o gabinete do xerife do Condado de Orange, em Orlando. O homem, que teve o lábio superior partido e vários dentes arrancados, não quis prestar queixa contra Todashev, que foi liberado da prisão sob fiança de US$ 3,5 mil, disse uma porta-voz do xerife.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade