PUBLICIDADE

Estados Unidos

Osama morreu e Obama vai ser reeleito, diz escritor mexicano

6 mai 2011 - 08h44
(atualizado às 08h59)
Compartilhar

Com a operação contra Osama Bin Laden, o presidente Barack Obama mostrou quem é, afirmou, em Paris, o escritor mexicano Carlos Fuentes, que acredita que o o líder da Al-Qaeda foi mesmo morto e que, com isso, o presidente americano vai se reeleger.

info, infográfico, mapa, localização, bin laden, rts
info, infográfico, mapa, localização, bin laden, rts
Foto: Reuters

O Prêmio Cervantes 1987 se declarou um grande admirador de Obama, que, segundo ele, "se atreve a tomar decisões que devem ser tomadas, sem redundâncias, sem propaganda inútil". "Ele o faz a sua maneira, séria, calada, sem se apressar", declarou o escritor à AFP.

"Obama não é um homem de escândalos e publicidades. É um homem sério, digno de ser presidente dos Estados Unidos", acrescentou. "Estou contente porque ele vai ser reeleito", concluiu.

Osama bin Laden é morto no Paquistão

No final da noite de 1º de maio (madrugada do dia 2 no Brasil), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou a morte do terrorista Osama bin Laden. "A justiça foi feita", afirmou Obama num discurso histórico representando o ápice da chamada "guerra ao terror", iniciada em 2001 pelo seu predecessor, George W. Bush. Osama foi encontrado e morto em uma mansão na cidade paquistanesa de Abbottabad, próxima à capital Islamabad, após meses de investigação secreta dos Estados Unidos .

A morte de Bin Laden - o filho de uma milionária família que acabou por se tornar o principal ícone do terrorismo contemporâneo -, foi recebida com enorme entusiasmo nos Estados Unidos e massivamente saudada pela comunidade internacional. Três dias depois e ainda em meio resquícios de dúvidas sobre o fim de Bin Laden, a Casa Branca decidiu não divulgar as fotos do terrorista morto. Enquanto isso, Estados Unidos e Paquistão debatem entre si as responsabilidades e falhas na localização do líder da Al-Qaeda.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade