PUBLICIDADE

Estados Unidos

ONU alerta Uruguai que legalizar maconha violaria sua convenção

27 jun 2012 - 18h25
(atualizado às 18h35)
Compartilhar

A ONU alertou nesta quarta-feira o Uruguai que a legalização da maconha proposta pelo presidente José Mujica significaria uma "violação" da Convenção das Nações Unidas sobre Drogas.

"Se for aprovada, violará a Convenção Única, da qual o Uruguai faz parte", disse o diretor do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Criminalidade (UNODC, em inglês), Yuri Fedotov, em Nova York.

Fedotov acrescentou que não tinha visto uma confirmação oficial do anúncio do governo uruguaio, apenas informações da imprensa a respeito.

O governo uruguaio propôs no dia 20 de junho legalizar, produzir e distribuir maconha para reduzir a violência associada ao narcotráfico, em uma iniciativa pioneira na América Latina, a região mais atingida por mortes relacionadas às drogas.

A ONU apresentou na terça-feira seu relatório anual sobre drogas ilícitas e informou que 200 mil pessoas por ano morrem em decorrência do consumo. Segundo o estudo, a maconha foi a droga mais consumida em 2011, com cerca de 224 milhões de consumidores em todo o mundo.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade