PUBLICIDADE

Estados Unidos

OMS diz que nível 5 de alerta de pandemia está muito perto

29 abr 2009 - 12h33
(atualizado às 16h24)
Compartilhar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta quarta que o mundo está muito perto de alcançar a fase 5 do alerta de pandemia (que vai até 6) devido à expansão da gripe suína e à transmissão do vírus de pessoa para pessoa.

EUA têm a primeira morte por gripe suína:

"Estamos nos aproximando da fase 5, mas ainda não chegamos. Este passo é muito significativo e temos que estar absolutamente seguros de que há uma transmissão sustentada do vírus em pelo menos dois países", disse o secretário-geral adjunto da OMS, Keiji Fukuda à imprensa.

Fukuda ressaltou que por enquanto todos os casos confirmados são de pessoas que estiveram no México, mas disse que "está sendo analisado se em diferentes países houve transmissão de pessoa para pessoa em uma comunidade".

O representante da OMS reiterou, como se suspeitava desde ontem, que em um colégio de Nova York isso já há ocorreu.

Por outro lado, disse que embora o A/H1N1 se trate de um novo vírus suíno "está se transformando em um vírus de gripe humana". "Não há evidências de que alguém tenha se contagiado de porcos", afirmou.

De acordo com os dados transmitidos à OMS esta tarde, há 114 casos de gripe suína confirmados oficialmente por laboratórios: 64 nos Estados Unidos, 26 no México, 13 no Canadá, dois em Israel, quatro na Espanha, dois no Reino Unido e três na Nova Zelândia.

Deles, há sete mortes confirmadas no México e uma nos EUA, de um bebê mexicano. Fukuda, porém, reiterou que estes são os casos que os Governos já transmitiram à OMS e que há outros que estão sendo analisados.

Gripe Suína

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a gripe suína é causada por uma variante do vírus influenza tipo A, que porta a designação H1N1. O órgão teme uma pandemia caso o vírus sofra uma nova mutação que torne os humanos incapazes de combater a doença, por falta de anticorpos.

A gripe suína teria matado mais de 150 pessoas no México, país mais afetado pelo surto, onde cerca de 2 mil pessoas estariam infectadas. No entanto, autoridades sanitárias do país confirmaram apenas 49 casos e 7 mortes relacionadas ao vírus AH1N1.

Nos EUA, até o momento foram confirmados 91 casos de pessoas com gripe suína; uma pessoa morreu. Com suspeita de contaminação, 30 pessoas no Brasil são monitoradas pelo Ministério da Saúde.

EFE   
Compartilhar
Publicidade