PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Estados Unidos

Obama visitará área de vazamento de petróleo em 48 horas

1 mai 2010 - 09h14
(atualizado às 13h01)
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, visitará o Golfo do México neste fim de semana para apoiar os esforços que tentam evitar um desastre ambiental que pode ser causado por uma grande e crescente mancha de óleo que especialistas dizem estar se movendo para a costa, devido ao vento.

A visita, que autoridades da Casa Branca disseram neste sábado ter a duração de 48 horas, mostrou que Obama está ansioso por ser visto comandando a limpeza e a retenção de um dos piores vazamentos de petróleo da história americana.

Expandida por petróleo jorrando de um poço de águas profundas rompido no Golfo do México, perto da costa da Louisiana, a mancha de 208 quilômetros de comprimento por 112 quilômetros de largura está colocando em perigo o habitat de animais, regiões pesqueiras e praias em quatro Estados, do leste da Louisiana ao noroeste da Flórida.

O vazamento, que ocorreu após a explosão e afundamento de uma plataforma na semana passada, forçou Obama a suspender planos políticos importantes de expandir a exploração de petróleo em mar, divulgados no mês passado em parte para buscar o apoio republicano à legislação climática.

Sua administração está recebendo pressão da BP Plc, dona do poço, para aumentar os esforços para estancar o vazamento de petróleo e conter o aumento da mancha. O custo da operação está estimado em bilhões de dólares.

"Ventos do sul-sudeste continuarão levando a mancha do Golfo do México para a região do delta do Mississipi durante este fim de semana", informou o instituto meteorológico AccuWeather.com neste sábado.

Autoridades locais no delta do rio Mississipi na Louisiana disseram nesta sexta-feira que uma pequena parte da mancha já chegou a algumas ilhas.

Enquanto centenas de barcos e aviões lutam para conter a mancha e dispersá-la com produtos químicos jogados no mar, a Guarda Costeira tenta colocar longas barreiras de contenção em um esforço desesperado para impedir que a manha chegue à costa.

"Temos muitas barreiras ali no momento", afirmou o porta-voz da Guarda Costeira, Matthew Schofield.

Nasa registra vazamento de óleo atingindo EUA:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade