PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Estados Unidos

Obama visita área devastada por tornado em Oklahoma e encoraja vítimas

26 mai 2013 - 20h52
(atualizado às 21h37)
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, visitou neste domingo a cidade de Moore (Oklahoma), arrasada na segunda-feira passada por um tornado de até quatro quilômetros de diâmetro que deixou 24 pessoas mortas, e garantiu ajuda federal aos desabrigados "até o final da reconstrução".

O líder, que percorreu parte das áreas atingidas e encorajou os moradores que sofreram grandes perdas, assegurou em entrevista coletiva que a ajuda do governo às vítimas estará disponível até que termine a reconstrução da região.

"Quero informar todos aqueles desabrigados pelo tornado que vamos estar com os senhores em cada passo do caminho", disse o presidente, após comprovar com seus próprios olhos as proporções da destruição.

"Uma imagem vale mais que mil palavras", disse após confirmar que mais de 1.200 casas foram completamente destruídas e que cerca de 12 mil famílias foram desabrigados.

Obama mencionou várias vezes os telefones e sites dos serviços de emergência para que todos que precisarem sejam atendidos e possam voltar o mais rápido possível à normalidade, e pediu ao restante dos cidadãos que colabore nos trabalhos de reconstrução em que centenas de voluntários já estão participando.

"Levará muito tempo para que esta comunidade se reconstrua, portanto quero pedir a todos os americanos que intensifiquem a ajuda", disse ao sugerir que se façam doações através do site da Cruz Vermelha americana.

"Vocês têm um coração forte e não tenho dúvida de que vão se recuperar", encorajou o líder.

Acompanhado pelo diretor da agência federal de emergências (Fema), Craig Fugate, Obama visitou também uma das escolas primárias arrasadas pelo tornado e esteve falando com membros das equipes de primeira resposta.

Nessa escola, a Praça Towers Elementary School, morreram sete crianças e vários adultos ficaram feridos.

Segundo os dados da Fema, 4.200 pessoas pediram assistência após o desastre, uma ajuda avaliada em cerca de US$ 54 milhões.

O tornado, que alcançou a categoria mais alta na Escala Fujita, de medição de furacões, EF-5, arrasou cerca de 27 quilômetros nos arredores de Oklahoma City, destruindo edifícios inteiros, dois colégios e um hospital durante 50 minutos.

As autoridades locais estimaram as perdas provocadas pelo tornado entre US$ 1,5 e 2 bilhões e calculam que haja por volta de 36 mil cidadãos desabrigados.

EFE   
Compartilhar
Publicidade