PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama vai apresentar medidas para aumentar transparência de vigilância

9 ago 2013 - 15h04
(atualizado às 15h36)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai revelar nesta sexta-feira reformas em prol da dtransparência e da confiança pública a respeito dos controversos programas de vigilância do governo americano. Uma entrevista coletiva com Obama está marcada para as 16h (horário de Brasília), na Casa Branca, na qual o presidente deve anunciar seus esforços para "recuperar a confiança pública" e "aumentar a transparência", segundo adiantou uma fonte ao jornal New York Times.

O governo americano tornou-se alvo de intenso criticismo nacional e internacional depois das denúncias que Edward Snowden, um ex-funcionário da inteligência dos Estados Unidos, denunciou ao jornal britânico The Guardian um vasto e profundo esquema de espionagem mantido pela Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA na sigla em inglês).

Pressionado internamente por conta das informações de que monitora emails e telefonemas da população e externamente por conta de relatos de espionar missões diplomáticas estrangeiras, o governo inicialmente tratou de defender os programas. Washington tratou de argumentar que ninguém vasculha o conteúdo das conversas dos americanos e que o monitoramento das mensagens permitiu impedir diversos ataques terroristas em território nacional.

Com informações das agências internacionais.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade