PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama vai anunciar Lew como novo secretário do Tesouro nesta 5a

10 jan 2013 - 10h16
(atualizado às 10h20)
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, planeja anunciar a nomeação do chefe de gabinete da Casa Branca e especialista orçamentário Jack Lew como novo secretário do Tesouro nesta quinta-feira, em uma cerimônia às 11h30 (horário de Brasília), informou um funcionário da Casa Branca.

Lew, de 57 anos, vai assumir a delicada negociação com o Congresso sobre a redução da dívida e dos gastos do país, um desafio central para o segundo mandato de Obama.

A indicação de Lew deve ser aprovada no Senado. Ele vai substituir Timothy Geithner, que deve comparecer ao anúncio desta quinta-feira, disse o funcionário da Casa Branca.

Denis McDonough, sub-conselheiro de segurança nacional de Obama, é o principal candidato para substituir Lew como chefe de gabinete.

Lew foi diretor de orçamento de Obama e do ex-presidente Bill Clinton. Ele liderou em 2011 as negociações com o Congresso que antecederam a aprovação aumento do teto de endividamento dos EUA.

"Por mais de um quarto de século, Jack Lew tem sido parte integral de alguns dos mais importantes acordos orçamentários, financeiros e fiscais... em Washington", disse o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, a repórteres na quarta-feira, após o vazamento da notícia de que Lew seria o escolhido de Obama.

Alguns analistas questionaram se Lew tem experiência suficiente para trabalhar com finanças internacionais e regulamentações bancárias, mas a Casa Branca destacou a experiência internacional que ele obteve durante sua passagem pelo Departamento de Estado, e sua "forte relação com a comunidade empresarial", tendo trabalhado como diretor-gerente do Citigroup.

(Reportagem de Roberta Rampton)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade