1 evento ao vivo

Obama vai à embaixada do Japão apresentar seus pêsames

17 mar 2011
15h06
atualizado às 19h04

O presidente Barack Obama foi nesta quinta-feira à embaixada do Japão nos Estados Unidos, em Washington, para assinar o livro de condolências, seis dias após o terremoto seguido de tsunami no arquipélago.

Barack Obama assina livro de condolências na embaixada japonesa em Washington
Barack Obama assina livro de condolências na embaixada japonesa em Washington
Foto: AP

A comitiva chegou pouco antes das 14h, hora local (15h de Brasília), à representação diplomática nipônica. O deslocamento não fazia parte da agenda oficial da presidência americana.

Terremoto e tsunami devastam Japão
Na sexta-feira, 11, o Japão foi devastado por um terremoto que, segundo o USGS, atingiu os 8,9 graus da escala Richter, gerando um tsunami que arrasou a costa nordeste nipônica. Fora os danos imediatos, o perigo atômico permanece o maior desafio. Diversos reatores foram afetados, e a situação é crítica em Fukushima, onde existe o temor de um desastre nuclear.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 4,3 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Além disso, os prejuízos podem chegar a US$ 200 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes e, aos poucos, iniciar a reconstrução das áreas devastadas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
publicidade