PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama se reunirá amanhã com presidentes de Libéria, Guiné e Serra Leoa

14 abr 2015 - 17h32
(atualizado às 17h32)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se reunirá amanhã com os líderes de Libéria, Guiné e Serra Leoa, a fim de avaliar os avanços na luta contra o ebola na África Ocidental, informou nesta terça-feira a Casa Branca.

Obama receberá a presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf; o da Guiné, Alpha Condé; e o de Serra Leoa, Ernest Bai Koroma; aproveitando que os três líderes se encontram em Washington para participar das reuniões conjuntas do Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (BM) desta semana.

"O presidente dos Estados Unidos conversará com seus colegas da África Ocidental sobre os avanços até o momento na resposta internacional contra o ebola", indicou o Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca em sua conta oficial no Twitter.

Obama já se reuniu em fevereiro com Johnson-Sirleaf e se manteve atento ao desenvolvimento dos eventos nos três países mais afetados pela epidemia de ebola.

No final do ano passado, Obama ordenou o deslocamento de 2.800 militares americanos para a região para apoiar às autoridades locais, e se estima que esses soldados formaram cerca de 1.500 profissionais de saúde e administraram a construção de várias unidades de resposta ao ebola.

Em fevereiro, perante o descenso no número de casos de ebola, Obama anunciou que apenas 100 desses militares ficariam na região a partir do próximo dia 30 de abril.

Apesar de a incidência do ebola na África Ocidental estar decaindo consideravelmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que o surto é ainda uma emergência sanitária de alcance internacional.

Na semana que terminou em 5 de abril foi registrada a menor incidência de casos de ebola desde a terceira semana de maio de 2014, com 30 infecções.

Em 15 meses, a epidemia de ebola na África Ocidental infectou 25.556 pessoas, entre casos confirmados, prováveis e suspeitos, das quais 10.587 morreram.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade