PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama se registra como "negro" em novo Censo americano

2 abr 2010 - 23h37
(atualizado às 23h40)
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, registrou-se como "negro" no novo Censo 2010, que pretende mapear a população do país, segundo confirmou nesta sexta-feira por um porta-voz da Casa Branca. Apesar de ser filho de um pai negro do Quênia com uma mãe branca do Kansas, Obama escolheu a alternativa "Preto, afro-americano ou negro" ("Black, African Am., or Negro", em inglês).

Obama, que nasceu no Havaí, mas foi criado na Indonésia, teve mais de uma dúzia de opções para responder à questão 9, sobre a raça - o censo é formado dez perguntas. O presidente americano também poderia ter registrado branco se fosse de sua vontade, além da categoria "Alguma outra raça", que ele teria que identificar por escrito.

Não existe uma categoria específica para a raça mista ou birracial. As instruções permitem que os participantes forneçam informações sobre suas descendências de duas ou mais raças. No censo do ano 2000, quando os americanos foram autorizados pela primeira vez a colocar mais de uma mistura, cerca de 6,8 milhões de pessoas relataram pertencer a duas ou mais.

The New York Times
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra