PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama promete ajuda 'a longo prazo' para vítimas de Sandy

31 out 2012 - 18h52
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu nesta quarta-feira às vítimas da supertempestade Sandy que o Governo Federal irá fornecer ajuda "a longo prazo", após inspecionar os danos causados pelo evento na costa de Nova Jersey (leste).

"Vocês estão em meus pensamentos e orações. Nós estaremos aqui a longo prazo", afirmou Obama ao lado do governador do estado, Chris Christie, em um abrigo localizado na cidade de Brigantine, próxima de Atlantic City, ao sul de Nova York.

"Nós não iremos tolerar nenhuma burocracia. Vamos garantir que vocês obtenham ajuda o mais rápido possível", acrescentou o presidente.

"Minha principal mensagem é que o país inteiro viu o que aconteceu. Todo o mundo sabe que o estado de Nova Jersey foi duramente afetado", afirmou Obama.

"A prioridade neste momento é restabelecer a eletricidade. E a partir do momento em que a eletricidade for restabelecida (...) haverá, evidentemente, limpeza" a ser feita, disse Obama, que sobrevoou de helicóptero com Christie a região da costa atlântica deste estado, devastado pela supertempestade, que atingiu segunda e terça-feira a costa leste dos Estados Unidos.

Christie, aliado do candidato republicano Mitt Romney, elogiou a gestão de Obama diante da devastadora tormenta, irritando seu próprio partido.

"É muito importante que o presidente dos Estados Unidos reconheça todo o sofrimento que há aqui em Nova Jersey e aprecio muito isto", destacou Christie.

"Trabalharemos juntos para garantir que vamos atravessar esta crise e que tudo voltará à normalidade. Obrigado por vir", disse Christie à Obama.

Mais cedo, o governador saudou o presidente nas escadas do avião Air Force One procedente de Washington e os dois subiram no helicóptero de Obama, o Marine One, para inspecionar a zona devastada.

Sandy deixou 49 mortos nos Estados Unidos, sendo 24 na cidade de Nova York, após matar 67 pessoas em sua passagem pelo Caribe.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade