PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama nomeia novo diretor do FBI nesta sexta-feira

20 jun 2013 - 22h37
(atualizado em 21/6/2013 às 16h01)
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai nomear nesta sexta-feira o novo diretor do FBI, Jim Comey, em substituição a Robert Mueller, que dirigia a polícia federal desde 11 de setembro de 2001, informou nesta quinta-feira um funcionário da Casa Branca.

O ex-funcionário do governo Bush, fiscal e especialista em segurança nacional há mais de 20 anos deu mostras de "constância, integridade e princípios inquebrantáveis em defesa tanto de nossa segurança quanto de nossos valores", disse o funcionário em comunicado.

Nomeado logo após os atentados do 11 de setembro de 2001 como secretário-adjunto de justiça de George W. Bush, Jim Comey, de 52 anos, exerceu o cargo de procurador federal durante 15 anos, especialmente em Nova York.

Em 2004, Comey, então secretário de Justiça interino em substituição de John Ashcroft - que estava hospitalizado - se negou a dar um aval do FBI ao programa de escutas telefônicas implantado pela Agência Nacional de Segurança (NSA).

Ele também atuou no setor privado, na indústria bélica e no mercado financeiro, "o que dá a ele uma habilidade única e uma grande compreensão das ameaças que criminosos e terroristas representam para nossa segurança física e econômica", de acordo com o texto da Casa Branca.

Caso seu nome seja aprovado pelo Senado, este republicano deve assumir suas funções em meados de setembro, num momento em que o programa de espionagem da NSA causa grande polêmica. A utilização de drones, a investigação sobre o ataque mortal contra o consulado dos EUA em Benghazi, na Líbia, e os ataques na maratona de Boston também estarão na agenda de Comey.

Comey, que atualmente leciona direito da segurança nacional na Universidade de Columbia, em Nova York, será o sétimo diretor do FBI.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade