PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama nomeia mulher como diretora do Serviço Secreto

26 mar 2013 - 18h19
(atualizado às 18h40)
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou Julia Pierson como nova diretora do Serviço Secreto, o que representa uma mudança para o órgão responsável pela segurança presidencial, que até agora só havia sido dirigido por homens.

Em comunicado divulgado pela Casa Branca, Obama anunciou a designação de Julia e ressaltou os "30 anos de experiência" dela no Serviço Secreto, onde até agora ocupava o cargo de chefe de gabinete.

Julia Pierson, cuja nomeação não precisa ser confirmada pelo Senado, "sempre exemplificou o espírito e a dedicação que os homens e mulheres do Serviço Secreto demonstram a cada dia", elogiou Obama.

Além disso, o presidente americano ressaltou a "carreira exemplar" de Julia, e garantiu que ela está "eminentemente qualificada" para dirigir a agência que também é responsável pela luta contra a corrupção.

Julia, de 53 anos, será a primeira mulher a dirigir a agência, que em abril de 2012 enfrentou um escândalo de prostituição durante a Cúpula das Américas em Cartagena, na Colômbia.

As revelações que vieram à tona na época puseram em primeiro plano as críticas à cultura interna do Serviço Secreto, dominado por homens.

Pelo menos 12 agentes estavam envolvidos no escândalo por terem levado prostitutas a seus quartos do hotel em Cartagena antes da visita de Obama durante a Cúpula das Américas.

Mark Sullivan, que estava à frente do Serviço Secreto desde 2006 pediu perdão pelo ocorrido, e anunciou sua renúncia em fevereiro de 2012.

Julia, sua sucessora, entrou no Serviço Secreto em 1983, como agente especial em Miami (Flórida) e dirigiu vários departamentos dentro da agência antes de ocupar o cargo de chefe de gabinete que assumiu em 2008.

Em comunicado, Sullivan aprovou a nomeação de Julia e ressaltou os 30 anos de trabalho conjunto, assim como o seu "julgamento, liderança, personalidade, caráter e compromisso com o país" da nova diretora.

EFE   
Compartilhar
Publicidade