PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama nomeia Ashton Carter como secretário de Defesa

O secretário nomeado, de 60 anos, declarou-se preparado para dar a Obama conselhos francos e estratégicos caso seja confirmado pelo Senado

5 dez 2014 - 15h11
(atualizado às 16h01)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Presidente dos EUA, Barack, Obama anuncia Ashton Carter como novo secretário de Defesa em Washington</p>
Presidente dos EUA, Barack, Obama anuncia Ashton Carter como novo secretário de Defesa em Washington
Foto: Larry Downing / Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou Ashton Carter como o quarto secretário de Defesa de seu governo nesta sexta-feira para substituir Chuck Hagel, o único republicano no gabinete ministerial, que se demitiu na semana passada após divergências com a Casa Branca.

Com Carter, Obama contará com um especialista na área que trabalhou para 11 secretários de Defesa. O secretário nomeado, de 60 anos, declarou-se preparado para dar a Obama conselhos francos e estratégicos caso seja confirmado pelo Senado, o que deve acontecer rapidamente.

Carter assumirá o posto num momento em que as Forças Armadas dos EUA combatem o Estado Islâmico no Iraque e na Síria, ajudam a enfrentar o ebola na África Ocidental, reduzem sua presença no Afeganistão e continuam a lidar com cortes em seus gastos promovidos pelo Congresso.

"Ele conhece o Departamento de Defesa por dentro e por fora, o que significa que já no primeiro dia ele já estará trabalhando", disse Obama.

Obama elogiou Carter por sua "verdadeira consideração, amor pelos homens e mulheres de uniforme e por suas famílias" e creditou a Carter o fornecimento de coletes e veículos blindados para as tropas que lidam com bombas plantadas em estradas no Iraque e no Afeganistão.

Hagel expressou frustração com a estratégia do governo no Iraque e na Síria e por sua falta de influência sobre essas decisões. Autoridades disseram que nem sempre Hagel falava em reuniões e parecia estar por fora quando se tratava do Oriente Médio.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade