PUBLICIDADE

Obama lança iniciativa de mapeamento do cérebro

2 abr 2013 - 12h28
(atualizado às 12h51)
Compartilhar

O presidente Barack Obama anunciou nesta terça-feira um projeto de 100 milhões de dólares para mapear os mistérios do cérebro humano, tendo por objetivo buscar a cura para doenças como o mal de Alzheimer.

"O computador mais poderoso do mundo não é tão intuitivo quanto o que temos desde que nascemos", afirmou Obama na Casa Branca.

"Há este mistério enorme esperando para ser desvendado. E a iniciativa BRAIN (cérebro, em inglês) irá mudar isso ao fornecer aos cientistas as ferramentas que eles precisam para ter uma imagem dinâmica do cérebro em ação", disse Obama.

A iniciativa, financiada com 100 milhões de dólares do orçamento de Obama que será revelado na próxima semana, buscará encontrar novas formas de tratar, curar e prevenir doenças cerebrais como epilepsia e o mal de Alzheimer.

Os pesquisadores tentarão produzir imagens complexas do cérebro que mostrem como células individuais e circuitos neurais trabalham e interagem e examinar como o cérebro grava, utiliza e recupera grandes quantidades de informação.

A iniciativa BRAIN (Brain Research through Advancing Innovative Neurotechnologies) será levada adiante pelo Instituto Nacional de Saúde (NIH, em inglês), pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa e pela Fundação de Ciência Nacional.

Obama foi apresentado como o "cientista-em-chefe" no evento da Casa Branca pelo diretor do NIH, Francis Collins, e sua administração não hesita em demonstrar que, apesar dos tempos de austeridade, os investimentos em ciência são essenciais.

"Estou feliz por ter sido promovido a cientista-em-chefe - levando-se em conta minhas notas em física, não sei se eu merecia", disse o presidente.

"Mas dou à ciência a importância adequada, então talvez eu tenha algum crédito", completou.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade