PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama inicia férias com a família em Martha's Vineyard

10 ago 2013 - 20h04
(atualizado às 20h57)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente americano, Barack Obama, iniciou neste sábado com a família suas férias na exclusiva ilha Martha's Vineyard, onde passará os próximos oito dias. O helicóptero que transportava Obama e sua esposa, Michelle, aterrissou às 16h locais (19h de Brasília) nesta pequena ilha do Estado de Massachusetts (nordeste), onde costumam passar as férias de verão desde 2009.

Em seguida, os Obama seguiram em comboio até a residência na cidade de Chilmark, a sudoeste da ilha. A polícia instalou barreiras de controle nas imediações. Obama e sua família permanecerão até 18 de agosto na ilha.

O presidente "está feliz em poder relaxar com a família", disse o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, a jornalistas durante a viagem no avião presidencial Air Force One. Carney revelou que Obama está acompanhado na ilha de sua nova conselheira de segurança nacional, Susan Rice, e do secretário-geral adjunto da Casa Branca, Rob Nabors.

A ilha, situada em frente a Cape Cod, em Massachusetts, é um dos locais preferidos pelos americanos da Nova Inglaterra. O ex-presidente Bill Clinton costumava ir para lá, assim como a ex-primeira-dama Jackie Kennedy Onassis.

De 2009 a 2011, Obama passou dez dias em agosto em Martha's Vineyard. Em 2012 não tirou férias por estar em plena campanha para a reeleição.

Muitas questões difíceis aguardam Obama em seu retorno a Washington, incluindo enfrentamentos com seus adversários republicanos do Congresso, que até o momento se opuseram a todas as iniciativas legislativas do início do segundo mandato do presidente.

Entre as batalhas por vir estão as negociações do orçamento, acordo que deve ser alcançado antes de 1º de outubro, quando também será preciso elevar o teto da dívida. Obama também quer que a Câmara de Representantes, depois do Senado, aprove a reforma migratória impulsionada pelo governo.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade