PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama inicia Ação de Graças livrando peru "Cheese" do forno

Obama fez "Cheese" e "Mac", dois lustrosos perus de 21 quilos e 20 semanas, esperarem por meia hora antes de salvá-los de acabarem no forno

27 nov 2014 - 08h53
Compartilhar
Exibir comentários
O peru "Cheese" foi 'salvo' por Obama nesse feriado de Ação de Graças
O peru "Cheese" foi 'salvo' por Obama nesse feriado de Ação de Graças
Foto: Reuters

O tradicional indulto presidencial ao peru, que neste ano livrou "Cheese" do forno, inaugurou nesta quarta-feira nos Estados Unidos as celebrações de Ação de Graças, a festa familiar americana por excelência.

Acompanhado por suas duas filhas, Sasha e Malia, Barack Obama aproveitou a cerimônia para fazer alusão à sua última grande medida: a regularização por decreto de mais de cinco milhões de imigrantes ilegais.

"Tenho certeza que (o indulto do peru) será a ação executiva da qual mais se falará este mês. Hoje atuo completamente dentro da minha autoridade legal, com uma medida que já foi tomada por presidentes democratas e republicanos antes de mim, para salvar dois perus, 'Mac' e 'Cheese', de um destino terrível e delicioso", brincou, em alusão à sua polêmica medida migratória.

"Sei que alguns chamarão isto de anistia - como se referem alguns republicanos à regularização, mas não se preocupem, há peru para todos", acrescentou entre risos.

Na semana passada, Obama atiçou a oposição ao anunciar a maior regularização de imigrantes ilegais em 30 anos, uma medida que, na opinião dos republicanos, ultrapassa os poderes presidenciais.

Obama, que tem fama de impontual, fez "Cheese" e "Mac", dois lustrosos perus de 21 quilos e 20 semanas, esperarem por meia hora antes de salvá-los de acabarem no forno amanhã como mais de 40 milhões de seus coleguinhas.

A cerimônia foi celebrada este ano no interior da Casa Branca por causa da chuva que caiu durante todo o dia na capital, que viu os primeiros flocos de neve do outono, cumprindo assim outra tradição de Ação de Graças nos Estados Unidos: o mau tempo.

O temporal de chuva e neve que afeta toda a costa leste, da Flórida ao Maine, ameaça 46,3 milhões de deslocamentos, 3,55 milhões feitos de avião, e que podem sofrer atrasos como já acontece Nova York, Washington DC, Boston e Filadélfia.

Como é costume desde 2012, o peru indultado foi decidido com os votos dos internautas, desta vez na rede social Twitter.

Embora oficialmente apenas uma ave seja indultada como "peru nacional", os dois finalistas se salvaram de acabar na mesa e passarão o resto de seus dias em Morven Park (Virgínia), onde devem receber várias visitas após seu salto à fama nacional.

Um grupo de estudantes de Ohio e visitantes do Morven Park elegeram os simpáticos nomes de "Mac" e "Cheese", que homenageiam a comida favorita das crianças - e não tão crianças - nos Estados Unidos: o macarrão com queijo.

Pelo menos 88% dos americanos come peru ao forno na tradicional ceia de Ação de Graças, na quarta quinta-feira de novembro, segundo dados da Federação Nacional do Peru, que desde 1947 presenteia o presidente com pelo menos uma destas aves.

Esta peculiar tradição começou com Harry Truman ao término da Segunda Guerra Mundial e a família presidencial comia o peru que recebia da Federação até que em 1989 George H. W. Bush perdoou pela primeira vez o animal, uma cerimônia que desde então foi mantida por todos seus sucessores no cargo.

Como também é costume, o presidente e sua família foram esta tarde doar dois perus a uma organização da capital que distribuirá alimentos e comidas aos mais necessitados no dia mais familiar do ano na nação.

Obama aproveitou o caráter mais descontraído da celebração para fazer graça de seu senso de humor e não hesitou em comentar que os perus "não têm a mais bonita das caras", o que parece que suas filhas concordaram porque, como em ocasiões anteriores, nem se aproximaram dos animais.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade