PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama ignora escândalos e defende políticas em discurso a formandos

19 mai 2013 - 16h43
(atualizado às 16h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Obama foi agraciado com um doutorado honorário em Direito pela Universidade de Morehouse, em Atlanta
Obama foi agraciado com um doutorado honorário em Direito pela Universidade de Morehouse, em Atlanta
Foto: AP

O presidente americano, Barack Obama, promoveu neste domingo os temas da agenda de seu segundo mandato, sem mencionar os escândalos que afetaram a Casa Branca nos últimos dias, em um discurso a formandos de uma universidade de Atlanta, no Estado da Geórgia. 

"Meu trabalho como presidente é defender políticas que gerem mais oportunidades para todo o mundo - políticas que fortaleçam a classe média e deem a mais pessoas a oportunidade de chegar à classe média", disse Obama em discurso aos graduados da universidade Morehouse College, historicamente negra.

"Políticas que criem mais e bons empregos e reduzam a pobreza, que eduquem mais crianças, que deem a mais famílias a segurança dos serviços de saúde e protejam mais nossos filhos dos horrores da violência armada", acrescentou. "Estes são assuntos de ordem pública e é importante para todos nós, negros, brancos e mulatos, defender os Estados Unidos onde todo mundo tenha oportunidades na vida".

Obama deixou de lado os recentes escândalos que envolvem o governo durante o discurso
Obama deixou de lado os recentes escândalos que envolvem o governo durante o discurso
Foto: AP

Os republicanos criticaram ferrenhamente a Casa Branca nos últimos dias, dizendo que os escândalos divulgados recentemente - entre eles o de supostos abusos do Serviço de Impostos Internos (IRS, na sigla em inglês) - refletem um grave abuso de poder por parte do governo.

Outro caso polêmico está vinculado ao ataque mortal de 11 de setembro de 2012 à missão diplomática dos Estados Unidos na cidade líbia de Benghazi, sobre o qual os republicanos condenam o governo por falta de informação e transparência.

Um terceiro escândalo tem a ver com a denúncia da agência de notícias Associated Press (AP) de que o governo Obama teve acesso ao registro dos telefonemas de muitos de seus jornalistas durante dois meses.

Na sexta-feira, Obama se referiu rapidamente aos escândalos e prometeu não se deixar "distrair" por eles. "Outros podem se distrair atrás de cada assunto fugaz que acontece, mas a classe média sempre será meu foco número um, ponto", disse.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade