PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama homenageia Cameron com o maior jantar de gala de seu mandato

15 mar 2012 - 01h43
(atualizado às 12h24)
Compartilhar

Estrelas do cinema como George Clooney e ícones da moda como Anna Wintour iluminaram nesta quarta-feira o jantar de gala que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ofereceu em homenagem ao primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron. Com 362 convidados, o jantar foi o maior celebrado por Obama desde sua chegada ao poder, em janeiro de 2009.

O banquete, realizado no jardim sul da Casa Branca, foi precedido por um brinde no qual o presidente americano descreveu Cameron como "o tipo de aliado que queremos ao lado nos bons tempos e nos maus".

"Confio nele. Diz o que faz, e faz o que diz. Vi sua personalidade e seu compromisso com a liberdade humana durante (a intervenção militar aliada) na Líbia", assinalou Obama.

Cameron, por sua parte, destacou três qualidades do colega: "a força, a autoridade moral e a sabedoria". "Nunca esquecerei sua chamada sobre a Líbia, na qual me explicou o papel que os Estados Unidos desempenhariam ali. E todos estamos de acordo que o mundo é um lugar melhor sem Osama bin Laden e também sem Muammar Kadafi", disse Cameron. O líder britânico acrescentou que Obama "entende que os meios contam absolutamente tanto quanto os fins".

No desfile que precedeu o jantar, destaque para os atores George Clooney, que chegou acompanhado do ativista John Pendergast; Damian Lewis, protagonista de uma das séries favoritas de Obama, Homeland; e os intérpretes da série britânica Downton Abbey Hugh Bonneville e Elizabeth McGovern. Também atraíram os fotógrafos a editora da revista Vogue, Anna Wintour, o bilionário Warren Buffett e o golfista Rory McIlroy.

O jantar foi encerrado com brincadeiras sobre as respectivas preferências esportivas dos líderes e inclusive sobre a coincidência da visita de Cameron com o 200º aniversário da guerra de 1812, na qual os britânicos atearam fogo à Casa Branca. "Verdadeiramente, iluminaram este lugar", brincou Obama na cerimônia de boas-vindas.

Cameron confessou, por sua vez, que o presidente americano teve de explicar-lhe algumas regras do jogo na partida de basquete universitário a que assistiram na última terça-feira em Dayton (Ohio).

"Um dia destes, me vingarei convidando-o a uma partida de críquete e explicando a ele as regras e a terminologia que terá de aprender, assim como eu tentei ontem à noite", afirmou Cameron.

Anfitriões, casal Obama recebe o primeiro-ministro David Cameron e sua mulher, Samantha
Anfitriões, casal Obama recebe o primeiro-ministro David Cameron e sua mulher, Samantha
Foto: AFP
EFE   
Compartilhar
Publicidade