PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama homenageia Bush pai por seu programa de voluntários

15 jul 2013 - 23h10
(atualizado em 16/7/2013 às 00h27)
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prestou homenagem nesta segunda-feira na Casa Branca ao ex-governante George H.W. Bush e sua fundação "Points of Light", que desde 1990 premiou o trabalho de cinco mil voluntários em todo o país.

Durante uma cerimônia na Casa Branca, Obama e Bush pai entregaram o prêmio número "5.000" da fundação a Floyd Hammer e Kathy Hamilton, um casal de aposentados do estado de Iowa que criou o programa "Outreach", que distribui comida gratuita a crianças pobres nos EUA e em outros 14 países.

Há dez anos, o grupo distribuiu mais de 233 milhões de refeições gratuitas a crianças pobres, destacou Obama.

"Nosso país é uma força maior e melhor para o bem no mundo porque, cada vez mais, somos um povo que oferece seus serviços voluntários", disse.

Ao se dirigir a Bush pai, sentado em uma cadeira de rodas, Obama se descreveu como um de "milhões de americanos que se inspiraram" na "paixão e compromisso" do ex-mandatário republicano (1989-1993).

"O senhor ajudou tantos americanos a descobrir que eles também têm algo com o que contribuir, que eles também tem o poder de fazer a diferença", observou Obama.

Graças a Bush pai, disse Obama, o serviço voluntário já não é algo que alguns americanos realizam de vez em quando, mas "algo que muitos fazem como parte regular de suas vidas".

Durante a cerimônia, Obama indicou que um grupo de trabalho do governo federal ajudará a facilitar a comunicação entre os setores público e privado precisamente para melhorar as oportunidades de serviço voluntário que sirvam para avançar as prioridades nacionais.

A cerimônia contou com a participação de Michelle Nunn e Neil Bush, respectivamente a principal executiva e o presidente do grupo "Points of Light" ("Pontos de luz").

EFE   
Compartilhar
Publicidade