PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama fará juramento do cargo no domingo em cerimônia televisionada

16 jan 2013 - 15h04
(atualizado às 15h13)
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, jurará oficialmente seu cargo para iniciar o segundo mandato neste domingo, 20 de janeiro, diante de sua família e um pequeno grupo de jornalistas em uma breve cerimônia na Casa Branca, que será televisionada.

De acordo com a Constituição, o segundo mandato de Obama começa automaticamente no dia 20, mas as celebrações e a cerimônia pública de juramento no Capitólio foram transferidas para o dia 21 (segunda-feira).

No domingo, alguns minutos antes do meio-dia local (15h de Brasília), Obama jurará o cargo para assumir um segundo mandato até 2016 perante o juiz John Roberts, presidente do Supremo Tribunal dos EUA, segundo informou a Casa Branca.

A cerimônia será no Salão Azul da Casa Branca e estará presente a família do presidente, assim como um pequeno grupo de jornalistas e uma câmera de TV que transmitirá o ato ao vivo.

Durará apenas cerca de cinco minutos e não está previsto que Obama faça nenhum discurso.

Mais cedo no domingo, por volta das 8h locais (11h de Brasília), o vice-presidente Joseph Biden também jurará seu cargo para um segundo mandato em cerimônia no Observatório Naval.

A juíza do Supremo Sonia Sotomayor, de origem porto-riquenha, será a encarregada de tomar juramento a Biden.

Já na segunda-feira, a cerimônia no Capitólio na qual Obama jurará publicamente o cargo, o desfile e as festas de gala acontecerão durante a festividade anual em memória do herói dos direitos civis Martin Luther King, assim como na segunda posse presidencial de Bill Clinton em 1997.

EFE   
Compartilhar
Publicidade