PUBLICIDADE

Obama envia mensagem ao Irã sobre apoio a programa nuclear

6 abr 2012 12h20
| atualizado às 13h05
Publicidade

O presidente Barack Obama enviou uma mensagem ao Guia Supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, na qual assegura que Washington aceitará que Teerã prossiga com seu programa nuclear civil em troca de certos compromissos, informou nesta sexta-feira o jornal The Washington Post.

Obama transmitiu esta mensagem durante a Cúpula de Segurança Nuclear realizada em Seul no final de março ao primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan, encarregado de fazê-la chegar a Khamenei dias mais tarde, numa visita ao Irã, afirmou o jornalista David Ignatius. Em sua mensagem, "Obama não diz se o Irã poderá enriquecer seu urânio em seu território dentro de um programa nuclear civil ao qual os Estados Unidos dariam sua aprovação", explica Ignatius.

Em compensação, diz que Khamenei deve confirmar, mediante um compromisso firme, suas declarações de 22 de fevereiro, quando afirmou que "o Irã jamais procurou nem procurará ter armas atômicas", de acordo com o jornal americano. A revelação desta mensagem acontece uma semana antes que o grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, Grã-Bretanha e Alemanha) retomar as negociações com o Irã em um local ainda por determinar.

Segundo o jornal, "o desafio das negociações consiste em ver se é possível passar do discurso público de Khamenei ao compromisso verificável e sério de não construir a bomba atômica". Washington, que apoia as sanções que já afetam Teerã, continua dando prioridade à via diplomática para convencer o Irã a abandonar seu programa nuclear.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Publicidade