0

Obama entrega Medalha da Liberdade a George H. W. Bush

15 fev 2011
21h07
atualizado às 23h18
  • separator

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, entregou nesta terça-feira a mais alta distinção civil americana, a Medalha da Liberdade (Medal of Freedom, no original), a George Bush pai, o 41º presidente dos Estados Unidos. Diversas outras figuras internacionais receberam o prêmio, entre elas a chanceler alemã, Angela Merkel, e o músico Yo-Yo Ma.

Obama entrega a George W. H. Bush a maior honraria civil dos EUA
Obama entrega a George W. H. Bush a maior honraria civil dos EUA
Foto: / Reuters

Obama saudou as qualidades diplomáticas de George H. W. Bush, o pai de seu predecessor na Casa Branca, destacando que tornava possível o que muitos acreditavam impossível: pôr fim à guerra fria sem que fosse disparado nenhum tiro. "Sua humildade e decência refletem o melhor do espírito americano. Aqueles que o conhecem sabem que é um gentleman que inspirou cidadãos a se tornarem pontos de luz luminosos a serviço dos outros", acrescentou Obama.

O presidente americano aproveitou para homenagear várias outras personalidades políticas e do cenário cultural, destacando-se o violoncelista Yo-Yo Ma, a poetisa Maya Angelou e também o bilionário e filantropo Warren Buffett.

Quanto a Angela Merkel, ela "sonhava com a liberdade" durante a infância e a adolescência na Alemanha Oriental. "Quando o muro foi derrubado e a Alemanha reunificada, ela também transpôs obstáculos: foi a primeira pessoa vinda do Leste e a primeira mulher da República Democrática da Alemanha a tornar-se chanceler", destacou o presidente americano. "Para a América, a chanceler (Angela) Merkel e o país que ela dirige estão entre os nossos mais próximos aliados. Para mim, ela é uma parceira de confiança no cenário mundial e uma amiga", disse ele.

Veja também:

Filha interrompe entrevista por vídeochamada e vira sensação nas redes
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
publicidade