PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama elogia recuperação de Nova Orleans 10 anos depois do furacão Katrina

27 ago 2015 - 20h59
Compartilhar
Exibir comentários

Dez anos depois de o furacão Katrina ter destruído grande parte de Nova Orleans, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta quinta-feira que a cidade é um exemplo de superação para todo país, ao reconhecer a rápida reconstrução e a recuperação após o desastre sem precedentes.

Em discurso realizado em um dos centros comunitários erguidos depois da tragédia, Obama classificou como "única" a recuperação vivida por Nova Orleans, cujo êxito atribuiu aos esforços conjuntos dos moradores, do governo local e o apoio federal.

O presidente destacou a "extraordinária resiliência" dos moradores de Nova Orleans ao enfrentar a tragédia, na qual morreram cerca de 1.800 pessoas. E elogiou a capacidade da cidade em se reconstruir, sendo "inclusive melhor do que antes".

Segundo dados do governo americano, 98% das famílias que ficaram desabrigadas no Katrina puderam voltar para suas casas. Mais de US$ 5 bilhões desde que o governo de Obama chegou ao poder, com o objetivo de reconstruir a região.

No entanto, Obama, que fez um passeio por algumas das áreas mais devastadas há uma década, reconheceu que ainda há muito trabalho a fazer. O presidente reconheceu que há comunidades, especialmente as mais pobres, que ainda sofrem os efeitos da tragédia.

O presidente não se esquivou ao abordar a dura situação da comunidade negra em Nova Orleans, que ainda vive sob altos índices de desigualdade, muito acima da média nacional.

"O furacão Katina começou como um desastre natural, mas se transformou em um desastre provocado pelo homem. A tempestade revelou outra tragédia que estava sendo cultivada durante décadas", disse o presidente, acusando os governos anteriores de fracassarem e não atender aos cidadãos americanos.

"Nova Orleans esteve durante muito tempo infestada por uma desigualdade social que deixou muita gente, especialmente os pobres e as pessoas de cor, sem postos de trabalho de qualidade ou uma cobertura sanitária acessível ou uma casa digna", disse Obama.

"Muitas crianças cresceram rodeadas por crimes violentos, frequentavam escolas de baixa qualidade, onde poucos tinham uma oportunidade de sair da pobreza. A tempestade atingiu pessoas já frágeis e desnutridas", acrescentou o presidente.

Obama, que no segundo mandato elevou o tom do discurso antirracismo, destacou que todos sabiam "do desastre e da pobreza" presentes em Nova Orleans antes da passagem do Katrina.

"Tudo que o furacão fez foi expor o que ignoramos todos os dias, que há comunidades inteiras que são pobres, que não têm oportunidades significativas, não têm esperança e ficam no esquecimento", completou o presidente.

No entanto, Obama ressaltou que se Nova Orleans foi exemplo de quando o Estado falha, sua recuperação se transformou em um "case" do que pode ser obtido quando as instituições funcionam.

"Nova Orleans está se transformando em um lugar melhor e mais forte. Mas continuaremos trabalhando até que todos que queiram retornar às suas casas possam fazê-lo", disse Obama, em referência às milhares de pessoas, especialmente os negros, que abandonaram a cidade após a tragédia climática.

"Os esforços de vocês me inspiram, inspiraram todo o país. Foram o reflexo do melhor espírito americano", concluiu Obama.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade