PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama diz que retomará esforços para fechar Guantánamo

30 abr 2013 - 13h46
Compartilhar

O presidente de EUA, Barack Obama, disse nesta terça-feira em entrevista coletiva na Casa Branca que retomará os esforços para conseguir a aprovação do Congresso para fechar a prisão de Guantánamo, que afirmou ser "cara", "ineficaz" e uma ferramenta para recrutar extremistas.

"Sigo achando que temos que fechar Guantánamo", afirmou Obama. O presidente disse ainda que não deseja ver morto nenhum dos detentos que estão realizando greve de fome na prisão.

Obama prometeu fechar Guantánamo após ser eleito presidente em novembro de 2008. Para o presidente, a penitenciária não é necessária para garantir a segurança dos Estados Unidos.

"É caro. É ineficaz. Danifica nossa imagem internacional. Reduz a cooperação com nossos aliados nos esforços antiterroristas. É uma ferramenta para o recrutamento de extremistas. É preciso fechá-la", argumentou.

Obama lamentou a falta de apoio do Congresso para conseguir este objetivo e lembrou que a justiça decidiu que vários reclusos em Guantánamo poderiam retornar aos seus países de origem ou a outra nação.

Obama adiantou que voltará a dialogar com os legisladores para mostrar que manter a prisão aberta é prejudicial para os interesses americanos.

"A ideia de que vamos manter mais de cem indivíduos em terra de ninguém perpetuamente, a ideia que manteremos indefinidamente indivíduos que não foram julgados é contrária ao que somos", disse.

EFE   
Compartilhar
Publicidade