PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama diz que posição de Netanyahu sobre palestinos ameaça credibilidade de Israel

2 jun 2015 - 17h56
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que as condições que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, impõe à diplomacia para que se possa alcançar um Estado palestino significam que Israel perdeu sua credibilidade internacional como potencial pacificador.

Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante reunião na Casa Branca, em Washington. 01/06/2015
Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante reunião na Casa Branca, em Washington. 01/06/2015
Foto: Kevin Lamarque / Reuters

Obama também sugeriu que a contínua defesa diplomática que os EUA fazem para Israel na Organização das Nações Unidas sobre a disputa palestina poderá ser revisada, mas reafirmou o apoio dos norte-americanos à segurança israelense num conflito que mantém o Oriente Médio dividido.

Em entrevista ao Canal 2 de Israel transmitida nesta terça-feira, ele ofereceu uma perspectiva sombria para décadas de negociações sobre um Estado palestino, sem esperar qualquer resultado nos 18 meses que ainda tem no cargo.

"Eu não vejo a probabilidade de um esboço de acordo", disse Obama em entrevista no Uvda, um programa de assuntos atuais produzido pelo Canal 2 e a emissora Keshet. "A questão é como vamos construir alguns blocos de confiança e de progresso."

Obama reconheceu as divisões geográficas e ideológicas entre os palestinos que têm atormentado os esforços de paz, mas se concentrou nas políticas de Netanyahu durante a entrevista gravada na Casa Branca na sexta-feira.

Obama disse que a posição de Netanyahu "tem tantas advertências, tantas condições, que não é realista pensar que essas condições seriam atendidas em algum momento no futuro próximo".

"Assim, o perigo é que Israel como um todo perca credibilidade. Ainda, a comunidade internacional não acredita que Israel seja sério sobre uma solução de dois Estados."

A última rodada de negociações patrocinadas pelos EUA foi suspensa há mais de um ano. Os palestinos culparam a construção de assentamentos israelenses na Cisjordânia ocupada e em Jerusalém Oriental, territórios que querem para fundar um Estado independente.

Obama afirmou que agora é a hora de fazer uma reavaliação da "forma como abordamos a defesa de Israel na cena internacional em torno da questão palestina".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade