PUBLICIDADE

Oriente Médio

Obama diz que Irã tem que decidir sobre seu futuro

4 nov 2009 - 08h08
(atualizado às 08h38)
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quarta que chegou o momento de o Irã decidir se quer "se aferrar ao passado" ou "abrir as portas" para o futuro.

"O Irã deve escolher", afirmou Obama, em comunicado divulgado pelo site da Casa Branca por ocasião dos 30 anos do ataque à embaixada dos Estados Unidos em Teerã por dezenas de estudantes revolucionários islâmicos.

O presidente lembrou "os 444 dias que começaram em 4 de novembro de 1979", durante os quais 52 pessoas foram retidas, como um evento que "ajudou a colocar EUA e Irã em um prolongado caminho de suspeita, receio e confronto".

"Tenho que deixar claro que os EUA querem deixar para trás o passado e buscar uma relação com a República Islâmica do Irã baseada no interesse e no respeito mútuo", explica Obama, ao ressaltar que seu país "não se intromete nos assuntos internos" iranianos.

O presidente mencionou alguns gestos dos EUA em relação ao Irã, como a condenação aos ataques terroristas nesse país e o reconhecimento do direito de Teerã para desenvolver uma atividade nuclear com fins pacíficos.

Após garantir que "americanos têm um grande respeito pelos iranianos e sua rica história", Obama afirmou que "agora a questão é que tipo de futuro" os iranianos querem.

"É o momento de o Governo iraniano decidir se quer se aferrar ao passado ou fazer as mudanças necessárias para abrir as portas à prosperidade e à justiça para seus cidadãos", acrescentou.

EFE   
Compartilhar
Publicidade