PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama diz que continuará a pressionar China sobre moeda e propriedade intelectual

11 dez 2014 - 17h11
Compartilhar

Os Estados Unidos continuarão pressionando a China em relação à sua moeda, à proteção à propriedade intelectual e às empresas estatais, disse o presidente norte-americano, Barack Obama, nesta quinta-feira, antes de conversas bilaterais sobre comércio na semana que vem.

O presidente norte-americano, Barack Obama, fala durante uma reunião do Conselho de Exportação da Presidência, na Casa Branca, em Washington, Estados Unidos, nesta quinta-feira. 11/12/2014
O presidente norte-americano, Barack Obama, fala durante uma reunião do Conselho de Exportação da Presidência, na Casa Branca, em Washington, Estados Unidos, nesta quinta-feira. 11/12/2014
Foto: Kevin Lamarque / Reuters

"O essencial em relação à China é simplesmente pressioná-los naquelas áreas onde o comércio está desequilibrado, seja em suas práticas monetárias, seja na proteção à propriedade intelectual, seja em seus empreendimentos estatais", declarou ele em uma reunião do Conselho de Exportação da Presidência.

"O tratado de investimento comercial que eles mostraram interesse em negociar pode acabar sendo uma parte significativa dos negócios", disse Obama.

Autoridades dos EUA e da China irão se encontrar em Chicago para as conversas da Comissão Conjunta de Comércio e Negócio na semana que vem, na qual se espera que discutam o progresso em direção a um tratado de investimento.

Washington pretende afrouxar as restrições de Pequim em setores cruciais, que vão da indústria de serviços à agricultura, e garantir que empresas estrangeiras recebam tratamento igual ao dos empreendimentos chineses privados e estatais.

Em seu mais recente relatório sobre manipulação monetária, o Tesouro dos EUA disse que o iuan, a moeda chinesa, está “significativamente desvalorizado”, mas que Pequim parece estar forçando menos a mão para determinar seu valor.

(Reportagem de Krista Hughes e Roberta Rampton)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade