PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama diz que BP é "inteiramente" responsável por vazamento

27 mai 2010 - 14h05
(atualizado às 15h39)
Compartilhar

Em sua primeira entrevista coletiva em 10 meses, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta quinta-feira na Casa Branca que a empresa britânica British Petroleum (BP) é "culpada e vai ser inteiramente responsabilizada" pelo vazamento de petróleo no Golfo do México.

Pela primeira vez em 10 meses, Obama faz pronunciamento a jornalistas na Casa Branca, em Washington
Pela primeira vez em 10 meses, Obama faz pronunciamento a jornalistas na Casa Branca, em Washington
Foto: AP

Obama afirmou que sua administração fará de tudo para que uma "catástrofe como essa jamais volte a acontecer". "Esse vazamento de petróleo é um desastre sem precedentes", disse Obama. "Nós vamos receber ideias de qualquer lugar, mas nós vamos pará-lo", garantiu o presidente americano.

"Existe uma noção de que o governo federal está de lado e que nas últimas quatro ou cinco semanas nós temos deixado a BP tomar decisões, isso não é verdade", disse Oba,a que acrescentou que o governo não assumiu a responsabilidade o vazamento por não possuir tecnologia superior à BP para realizar a tarefa.

Contudo, Obama reconheceu que houve "uma demora de algumas semanas que não deveria ter acontecido" em relação ao tempo que o governo levou para avaliar o tamanho do vazamento e o estrago que poderia ser causado por ele.

Ele ainda afirmou que o vazamento "ressalta a urgente necessidade" de novas fontes de energia renováveis.

Obama também anunciou na coletiva a suspensão das operações em 33 plataformas petrolíferas no Golfo do México e de planos para a exploração de petróleo em dois locais na costa do Estado do Alasca.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade