PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama discursa nesta 5ª em ato de homenagem aos homossexuais

13 jun 2013 - 04h16
(atualizado às 04h25)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, discursará nesta quinta-feira na Casa Branca em homenagem aos homossexuais e espera-se que, ainda este mês, a Corte Suprema se pronuncie sobre a legalidade do casamento gay.

Obama falará na Sala Leste da Casa Branca a partir das 17h locais (18h de Brasília) em um ato no âmbito das comemorações do mês do orgulho LGBT.

Em maio do ano passado, Obama se tornou o primeiro presidente americano a declarar publicamente o seu apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.

O casamento gay é cada vez mais aceito na sociedade americana e espera-se que este mês a Corte Suprema decida sobre dois casos relacionados com o assunto.

Um deles tem a ver com a constitucionalidade da Proposta 8, que proibiu a união entre homossexuais na Califórnia em 2008.

O outro se refere à constitucionalidade da cláusula da lei federal de Defesa do Casamento (DOMA) que o define como a "união entre um homem e uma mulher".

Após dois dias de audiências no Supremo sobre os casos em março, os analistas coincidiram em afirmar que os juízes estão avaliando muitas opções sobre as duas reivindicações apresentadas e que a decisão é imprevisível.

Além dos estados de Delaware e Rhode Island, que legalizaram o casamento gay recentemente, a união é legal em Connecticut, Iowa, Massachusetts, Maryland, Maine, New Hampshire, Nova York, Vermont e Washington, além do Distrito de Columbia, sede da capital do país.

Minnesota será o 12º estado a permitir a união entre homossexuais a partir do próximo dia 1º de agosto.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade