PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama descarta ambiguidade em retirada do Afeganistão

10 dez 2009 - 09h30
(atualizado às 09h38)
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta quinta-feira que "não há nada ambíguo" na data definida para o começo da saída das tropas americanas do Afeganistão, em julho de 2011.

Obama chega a Noruega para receber Nobel da Paz:

Em entrevista coletiva junto com o primeiro-ministro norueguês, Obama, que está em Oslo para receber hoje o Prêmio Nobel da Paz, disse que, "em julho de 2011, vamos começar a transferir a responsabilidade ao povo afegão".

O modo e o ritmo da saída, disse, serão decididos "de acordo com as condições no terreno. É muito importante entender que não vamos ver um abismo", em referência a que não haverá uma retirada o mais rápido possível das tropas.

O governo afegão, disse, "vai continuar precisando de nosso apoio" e do compromisso dos EUA "com o desenvolvimento, a capacidade de produção e o apoio aos civis no Afeganistão".

O presidente americano anunciou na semana passada o envio de mais 30 mil soldados ao Afeganistão, o que elevará para mais de 100 mil o número de militares americanos no país asiático.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) anunciou também o envio de mais de 7 mil soldados procedentes de outros países-membros da Aliança.

Atualmente, há no Afeganistão uma força internacional de mais de 100 mil soldados, dos quais 68 mil são americanos. O primeiro-ministro norueguês disse que seu país oferecerá US$ 110 milhões ao Fundo para a Segurança Afegã entre 2010 e 2014.

As declarações de hoje de Obama ocorrem depois que, nos últimos dias, funcionários de sua Administração ressaltaram que julho de 2011 representa apenas o começo de um processo de transição, não o momento em que as tropas dos EUA sairão maciçamente do país asiático.

EFE   
Compartilhar
Publicidade