PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama deixa Tanzânia e encerra viagem pela África Subsaariana

2 jul 2013 - 06h40
(atualizado às 07h15)
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deixou nesta terça-feira a Tanzânia, onde havia chegado ontem em visita oficial, e encerrou assim seu giro pela África Subsaariana, que também passou por Senegal e África do Sul.

O Air Force One saiu às 12h locais (6h de Brasília) do Aeroporto Internacional Julius Nyerere, em Dar-es-Salaam, a principal cidade da Tanzânia.

Obama e sua família - sua esposa Michelle, e suas filhas, Malia e Sasha - se despediram no aeroporto com a presença do presidente da Tanzânia, Jakaya Kikwete, e da primeira-dama, Salma Kikwete, e com um espetáculo de música e danças tradicionais.

Anteriormente, o presidente dos Estados Unidos fez uma homenagem, juntamente com seu antecessor na Casa Branca, George W. Bush, às vítimas do atentado de 1998 contra a embaixada americana na Tanzânia.

O atual líder e seu antecessor depositaram flores no monumento construído em memória das vítimas do ataque de 7 de agosto de 1998 contra a delegação dos EUA em Dar-es-Salaam, que deixou 11 mortos - todos tanzanianos - e mais de 70 feridos.

O ataque, atribuído à rede terrorista Al Qaeda, ocorreu de maneira simultânea com outro atentado contra a embaixada americana em Nairóbi, no qual morreram 213 pessoas - 12 americanos - e mais de 4 mil ficaram feridas.

Com a visita de dois dias à Tanzânia, Barack Obama fechou a viagem que começou no último dia 26 de junho no Senegal e que também o levou à África do Sul.

A viagem de Obama pela África Subsaariana foi marcada pela delicada situação do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, hospitalizado em estado crítico, e pelas advertências do líder americano sobre as novas relações comerciais do continente com potências como a China.

EFE   
Compartilhar
Publicidade