PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama critica Rússia e China por não extraditarem Snowden

27 jun 2013 - 18h28
(atualizado às 18h41)
Compartilhar

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse na quinta-feira que não fará manobras de bastidores com a China e a Rússia em torno do pedido de extradição de Edward Snowden, autor das revelações sobre programas secretos do governo norte-americano para o monitoramento de comunicações.

Obama, que parecia preocupado em não deixar o caso ofuscar sua visita a três países da África, começando pelo Senegal, também negou que os EUA tenham a intenção de tentar interceptar Snowden caso ele seja autorizado a deixar Moscou por ar.

"Não, não vou ficar mexendo com jatos para pegar um hacker de 29 anos", disse ele em entrevista coletiva em Dacar, com voz de desdém. Snowden completou 30 anos na semana passada.

Obama disse que os canais legais regulares devem ser suficientes para lidar com a entrega de Snowden, cidadão norte-americano que fugiu para Hong Kong antes de fazer a denúncia e depois embarcou para Moscou, onde supostamente permanece em uma área de trânsito do aeroporto Sheremetyevo. Obama disse que ainda não conversou pessoalmente com os presidentes da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin, sobre o caso.

Obama citou duas razões para isso. "Número um: não havia por quê", afirmou secamente. "Número dois: temos muitos negócios que fazemos com a China e a Rússia, e não vou pegar de repente um caso de um suspeito que estamos tentando extraditar para elevar ao ponto em que eu precise começar a fazer maquinações e abrir mão de várias outras questões".

Os comentários de Obama parecem calibrados para exercer pressão, sem no entanto levar a danos duradouros nas relações com a China e a Rússia, já complicadas por outras questões. Na quinta-feira, aludindo ao caso, a China acusou os EUA de hipocrisia na questão da segurança cibernética.

(Reportagem adicional de Brian Ellsworth e Alexandra Valencia em Quito, Lidia Kelly em Moscou, Sui-Lee Wee em Pequim, Deborah Charles em Baltimore e Steve Holland e Laura MacInnis em Washington)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade