PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama critica "cruzada ideológica" republicana por paralisação do governo

Motivada por rejeição à reforma da saúde democrata, a oposição republicana no Congresso paralisou parcialmente o governo dos Estados Unidos

1 out 2013 - 14h08
(atualizado às 14h48)
Compartilhar
Exibir comentários
O presidente americano, Barack Obama, durante pronunciamento na Casa Branca, em Washington
O presidente americano, Barack Obama, durante pronunciamento na Casa Branca, em Washington
Foto: AFP

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, culpou nesta terça-feira a "cruzada ideológica" dos republicanos pela paralisação do governo americano. Na noite desta segunda, a oposição republicana rejeitou a proposta de orçamento do governo e paralisou parcialmente a administração federal pela primeira vez em 17 anos.

"Isso não precisava acontecer, e quero que os americanos entendam por que isso aconteceu", afirmou Obama em declaração nos jardins da Casa Branca. "Eles paralisaram o governo por conta de uma cruzada ideológica para negar seguro-saúde num valor acessível a milhões de americanos. (...) A paralisação acontece para atrasar nossos esforços para oferecer cobertura de saúde às pessoas que não dispõem desse serviço."

Uma das principais bandeiras desde sua primeira gestão, a reforma do sistema de saúde americano enfrenta histórica resistência entre as alas mais conservadores do Partido Republicano. "Isso não faz sentido, isso não faz sentido", lamentou Obama. "O Congresso precisa parar de governar através de crises. Eles precisam parar com esse hábito", afirmou.

O impasse entre congressistas democratas e republicanos em torno da aprovação da lei orçamentária para os próximos 12 meses resultou na paralisação parcial do governo americano a partir desta terça-feira. Mais de 800 mil funcionários públicos federais que atuam em setores considerados não essenciais serão orientados a ficar em casa por tempo indeterminado, sem receber salários.

Em uma carta publicada mais cedo no site do Departamento de Energia, Obama elogiou os trabalhadores federais por seu serviço, e afirmou que "vocês fazem tudo isso em uma clima político que, muitas vezes nos últimos anos, tem tratado vocês como um saco de pancadas".

Com informações das agências internacionais.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade