PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama conversa com Abbas e Netanyahu por telefone

1 ago 2013 - 17h04
(atualizado às 21h01)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente norte-americano, Barack Obama, conversou separadamente por telefone nesta quinta-feira com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou a Casa Branca, já que os Estados Unidos procuram manter o ritmo para as negociações de paz.

O contato ocorreu dias depois que negociadores israelenses e palestinos romperam um hiato de três anos no diálogo ao se reunirem em Washington com o secretário de Estado dos EUA, John Kerry.

"O presidente Obama telefonou ao primeiro-ministro Netanyahu hoje para elogiar sua liderança e coragem em retomar as negociações sobre um status definitivo com os palestinos", disse a Casa Branca em comunicado.

"O presidente ressaltou que, embora as partes tenham muito trabalho a fazer nos dias e meses à frente, os Estados Unidos vão apoiá-las completamente em seus esforços para alcançar a paz."

Uma declaração semelhante foi enviada sobre o telefonema de Obama a Abbas.

"O presidente reafirmou que os Estados Unidos estão prontos para apoiar as partes na obtenção de uma paz justa e duradoura, baseada na solução de dois Estados, e continuarão a trabalhar em estreita colaboração com a Autoridade Palestina para atingir esse objetivo", disse.

Os negociadores israelenses e palestinos estabeleceram um prazo de nove meses para tentar chegar a um acordo sobre como encerrar seu longo conflito.

Uma segunda rodada de negociações deve ocorrer em meados de agosto. O conflito tem resistido a todas as tentativas anteriores para resolvê-lo, o que levou ao ceticismo sobre se desta vez haverá um final bem sucedido.

A agência oficial de notícias palestina Wafa disse que Obama, em seu contato com Abbas, ressaltou seu apoio aos esforços que levaram ao lançamento do processo de paz e a necessidade de explorar a oportunidade atual, agindo rápido para manter o ritmo.

Abbas reafirmou o compromisso palestino com uma solução de dois Estados e a necessidade de chegar a uma solução o mais rápido possível, de acordo com a agência.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade