PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama classifica EI de "assassinos com boas redes sociais"

Obama disse que o presidente sírio, Bashar al Assad, é um obstáculo à paz

22 nov 2015 - 08h56
(atualizado às 10h06)
Compartilhar
Exibir comentários
"Somos mais fortes, representamos 99% da humanidade, por isso vamos ganhar"
"Somos mais fortes, representamos 99% da humanidade, por isso vamos ganhar"
Foto: EFE

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, qualificou neste domingo (21) o autoproclamado Estado Islâmico (EI) como "assassinos com boas redes sociais" que serão derrotados sem medo. "Lutamos e os derrotamos. Não mudamos nossas instituições, nossas culturas ou nossos valores por eles", afirmou Obama em entrevista coletiva em Kuala Lumpur, onde participou da cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

Siga Terra Notícias no Twitter

Obama ressaltou que a estratégia contra o EI na Síria e no Iraque é recuperar território, interromper o financiamento do grupo e desmantelar a cúpula dos jihadistas. "A melhor forma de lutar contra o EI é não ter medo. São um punhado de assassinos", afirmou o presidente dos Estados Unidos em uma conferência com um grupo reduzido de jornalistas e transmitida ao vivo pelo site da Casa Branca.

Os recentes atentados no Sinai (no Egito), em Paris, em Beirute e em Bamaco (no Mali) monopolizaram neste fim de semana a agenda da cúpula de Asean, que também contou com a presença do presidente da China, Austrália, Coreia do Sul e Índia.

Obama disse que o presidente sírio, Bashar al Assad, é um obstáculo à paz, e cobrou da Rússia que bombardeie o EI e não a oposição moderada na Síria.

O líder americano destacou que líderes políticos e religiosos devem trabalhar para solucionar os problemas de fundo da "ideologia viciosa" do EI e de outros grupos extremistas que, apesar de letal efeito, só atraem uma "ínfima fração" dos muçulmanos. "Somos mais fortes, representamos 99% da humanidade, por isso vamos ganhar", disse.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade