PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama aumentará apoio aos rebeldes sírios

Detalhes sobre ajuda americana não foram revelados

28 mai 2014 - 11h40
(atualizado às 11h41)
Compartilhar
Exibir comentários
O presidente Barack Obama pode enviar ajuda à oposição moderada na Síria para combater grupos radicais como o Al-Qaeda
O presidente Barack Obama pode enviar ajuda à oposição moderada na Síria para combater grupos radicais como o Al-Qaeda
Foto: Reuters

O presidente Barack Obama aumentará o apoio à oposição síria, informou a Casa Branca, em meio a notícias de que Washington começará a treinar grupos rebeldes sírios.

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, afirmou aos jornalistas presentes no avião presidencial que o governo americano aumentará o apoio à oposição moderada na Síria, porém não deu detalhes sobre como aconteceria este aumento de assistência.

Oficialmente, o apoio dos Estados Unidos aos rebeldes sírios está limitado à ajuda "não letal" através de 287 milhões de dólares, apesar de ser acreditado que a CIA participa em um programa secreto de treinamento de rebeldes moderados na Jordânia.

Alguns líderes da oposição síria teriam lamentado, anteriormente, por Estados Unidos não fornecerem mísseis antiaéreos, diante temores de que caiam em mãos equivocadas.

O Wall Street Journal informou na terça-feira que Obama está disposto a autorizar missões de treinamento com determinados grupos rebeldes, para contra-atacar o crescente poder do grupo terrorista Al-Qaeda entre os grupos mais extremistas.

Entenda os conflitos na Síria Entenda os conflitos na Síria: Confrontos começaram em março de 2011, se transformaram em guerra civil e já fizeram milhares de mortos e outros milhões de refugiados

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade