PUBLICIDADE

Oceania

Obama anuncia acordo para aumentar presença militar na Austrália

16 nov 2011 - 05h48
(atualizado às 06h21)
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a primeira-ministra da Austrália, Julia Gillard, anunciaram nesta quarta-feira um acordo para estabelecer a presença militar americana permanente no norte do país. O acordo prevê que, em meados de 2012, entre 200 e 250 soldados da Marinha dos EUA ficarão destacados no norte australiano em rotações de seis meses, informou Gillard em entrevista coletiva após a reunião com Obama.

Além disso, os EUA desdobrarão mais aviões nas bases do norte do país e ampliarão as manobras militares conjuntas. "Graças a esta iniciativa, estaremos em posição de fortalecer de maneira mais efetiva nossa defesa mútua e também desta região", afirmou Obama.

As rotações "enviam uma clara mensagem sobre nosso compromisso inquebrantável e durável com a região" da Ásia e do Pacífico, acrescentou o líder americano. A presença militar na Austrália "permitirá que os EUA contem com um maior equilíbrio geográfico na Ásia e no Pacífico e responder a uma gama de interesses na região", havia declarado previamente o conselheiro adjunto de Segurança Nacional da Casa Branca, Ben Rhodes.

Os EUA observam com preocupação a crescente tensão no mar do Sul da China, uma área que considera estratégica para seus interesses, já que por suas rotas passam cerca de US$ 1,2 trilhão anuais em mercadorias entrando ou saindo dos EUA. A China se mostrou gradualmente mais agressiva em suas reivindicações territoriais na região, onde disputa a soberania com Brunei, Malásia, Filipinas, Índia, Brunei e Taiwan.

Além disso, esta maior presença militar permitirá aos EUA uma maior rapidez em seu desdobramento no caso de desastres naturais na região, entre outras circunstâncias. A grande maioria das tropas americanas na Ásia e no Pacífico está no norte da região, o que diminui a velocidade da resposta no sul.

Obama chegou hoje a Canberra para uma visita de um dia e meio à Austrália. O presidente americano se dirigirá amanhã ao Parlamento australiano para expor sua política sobre a região e deixará o país após uma visita às tropas americanas em Darwin, no norte do país.

Obama anuncia acordo para aumentar presença militar na Austrália
Obama anuncia acordo para aumentar presença militar na Austrália
Foto: Reuters
EFE   
Compartilhar
Publicidade