PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama alerta militares sobre dever de pôr fim a abusos sexuais

24 mai 2013 - 16h04
(atualizado às 16h13)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu nesta sexta-feira aos futuros comandantes das Forças Armadas do país que acabem com o abuso sexual nas fileiras da corporação e alertou que a atitude de uns poucos poderia minar o serviço militar mais forte do mundo.

Dirigindo-se à turma de formandos da Academia Naval dos EUA, Obama usou seu discurso de abertura da cerimônia para tratar de um problema que tem preocupado o Pentágono e a Casa Branca nas últimas semanas.

"Devemos reconhecer que, mesmo aqui, mesmo em nossas Forças Armadas, vemos como a má conduta de alguns pode ter efeitos que se propagam por toda parte", disse Obama, lembrando que uma foto digital de mau comportamento pode se tornar "viral" e pôr as forças dos EUA em risco.

"Aqueles que cometem agressões sexuais não estão apenas cometendo um crime, eles ameaçam a confiança e a disciplina que fazem nossos militares fortes. É por isso que temos de estar determinados a acabar com esses crimes. Por que eles não têm nenhum lugar na maior força militar da Terra ", afirmou.

Uma série de incidentes recentes relacionados com sexo envergonhou as forças militares dos EUA e levou os membros do Congresso a aprovar legislação destinada a endurecer o modo como o Pentágono lida com os crimes sexuais.

Um estudo divulgado pelo Departamento de Defesa há duas semanas mostrou que os relatos de contato sexual indesejado nas Forças Armadas, desde toques indesejados até o estupro, cresceu 37 por cento em 2012, de 19 mil casos no ano anterior para 26 mil.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade