PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama acorda com notícia sobre Prêmio Nobel da Paz

9 out 2009 - 09h24
(atualizado às 09h34)
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, soube que havia ganhado o Prêmio Nobel da Paz de 2009 pouco antes das 6h (7h de Brasília), depois que a Casa Branca ficou a par da notícia através dos meios de comunicação.

Barack Obama leva Prêmio Nobel da Paz de 2009:

Segundo o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, ele mesmo se encarregou de acordar o presidente e dar a notícia, depois que a imprensa entrou em contato com ele para pedir uma reação.

Gibbs, que foi surpreendido pela notícia, respondeu inicialmente com um "uau!" aos jornalistas.

Até o momento, a Casa Branca não reagiu de maneira oficial à concessão do prêmio.

Obama recebe o prêmio com nove meses no cargo, algo que já críticas entre algumas personalidades mundiais, que consideram a iniciativa prematura.

O Instituto Nobel da Noruega anunciou hoje que concede o prêmio a Obama por seus "esforços extraordinários em reforçar a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos".

O presidente americano chegou à Casa Branca com a promessa de começar uma nova etapa de cooperação com a comunidade internacional, depois das tensões vividas durante o mandato de seu antecessor, George W. Bush.

Obama prometeu o fechamento da prisão de Guantánamo para o janeiro, propôs um mundo sem armas nucleares, ofereceu a abertura de um diálogo ao mundo muçulmano e se comprometeu a se envolver pessoalmente na conquista da paz no Oriente Médio, mas, até o momento, não conseguiu fechar nenhum destes objetivos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade