PUBLICIDADE

Estados Unidos

O país inteiro está com os habitantes de Moore, diz Obama após tornado

O presidente americano disse que é preciso preencher o vazio deixado pela destruição na cidade de Moore, atingida por um tornado na segunda-feira

21 mai 2013 - 11h14
(atualizado às 16h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Obama promete total apoio a Oklahoma após tornado:

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta terça-feira que os americanos de todos os cantos do país estarão com a cidade de Moore, no Estado de Oklahoma, atingida ontem por um tornado que deixou ao menos 24 mortos e dezenas de feridos. Em pronunciamento na Casa Branca, o líder americano ressaltou que as localidades atingidas terão todos os recursos necessários para que se recupera o mais rápido possível dessa tragédia.

"Americanos de todos os cantos do país estarão junto deles (dos habitantes de Moore), abrindo seus corações e suas casas", disse Obama, que estava acompanhado do vice-presidente, Joe Biden, e da secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano. "Vocês não atravessarão este caminho sozinhos. O país está com vocês", acrescentou, dizendo que o foco neste momento é nos trabalhos de resgate. 

"Por enquanto, vamos nos concentrar nas operações de socorro e no difícil trabalho de reconstrução", declarou o presidente, que havia decretado na segunda-feira à noite estado de catástrofe natural em Oklahoma para desbloquear o acesso das autoridades locais à assistência federal.

Pouco depois do pronunciamento de Obama, o prefeito de Moore, Glenn Lewis, disse, em entrevista à rede CBS, que o a situação pode ficar pior devido à previsão de mau tempo na região. "Plaza Towers é o nosso Ground Zero", disse Lewis, comparando uma das escolas atingidas pelo tornado com o local dos atentados de 11/9. O prefeito agradeceu a disponibilidade de Obama, que ligou para Lewis e colocou recursos federais à disposição da cidade.

O tornado, classificado como monstruoso pela imprensa americana e "um dos mais destruidores da história", segundo Obama, deixou um rastro de destruição nessa pequena cidade de pouco mais de 50 miil habitantes localizada ao sul de Oklahoma City. Imagens mostram um cenário de terra arrasada no trajeto do tornado. Obama disse que a tragédia varreu espaços onde havia quartos e salas de aula. "Vamos precisar preencher os espaços vazios com amor", afirmou.

"Em alguns casos, será preciso superar uma dor enorme, mas vocês não estarão sozinhos, o seu país estará com vocês", disse Obama.

Não é a primeira vez que um tornado de grandes proporções atinge a cidade de Moore. Em 1999, 44 pessoas morreram, entre elas três crianças, quando um tornado de aproximadamente 1,6 km de diâmetro cruzou a cidade. O tornado de ontem tinha quase o dobro do diâmetro e se deslocou por cerca de 32 km, destruindo tudo o que encontrava pela frente. Segundo informações da rede CBS, ele atingiu o nível F4, o segundo mais violento da escala Fujita.

Foto: Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade