PUBLICIDADE

Estados Unidos

'NYT': recado de líder da Al-Qaeda motivou fechamento de embaixadas

6 ago 2013 - 00h55
(atualizado às 01h11)
Compartilhar
Exibir comentários

A decisão dos Estados Unidos de fechar grande parte de suas embaixadas no mundo islâmico foi tomada após a interceptação de várias mensagens do líder da Al-Qaeda, Ayman al Zawahiri, ordenando um ataque no último domingo, informaram nesta segunda-feira fontes oficiais ao jornal The New York Times.

Zawahiri, que lidera a organização desde a morte de Osama bin Laden, mencionou especificamente o domingo como o dia para os ataques em várias mensagens eletrônicas enviadas para Nasser al Wuhayshi, o líder da Al Qaeda na Península Arábica (AQAP) com sede no Iêmen, disseram os funcionários americanos ao NYT.

As fontes, que pediram anonimato, não deram mais detalhes sobre o conteúdo das mensagens e quais eram os lugares especificamente ameaçados.

No entanto, afirmaram que Zawahiri promoveu, nas últimas semanas, Wuyashi à categoria de "gerente geral" da Al-Qaeda em nível mundial, o que o transforma no número 2 da organização.

"(As mensagens) nos pareceram importantes porque eram os peixes grandes que estavam se comunicando. Eles falavam de um prazo de tempo muito específico para um ou vários ataques", disse um dos funcionários.

Os Estados Unidos fecharam no domingo, dia útil no mundo muçulmano, 22 embaixadas e consulados, a maioria no Oriente Médio e África, devido a essa ameaça, a "mais séria" dos últimos anos, segundo vários senadores.

Além disso, o Departamento de Estado dos EUA anunciou no domingo que 19 sedes diplomáticas, entre elas as de Jordânia, Iêmen e Egito, permanecerão fechadas até o próximo sábado por precaução, enquanto outras, como as de Afeganistão e Iraque, funcionaram nesta segunda-feira com normalidade.

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, garantiu hoje que a ameaça "vem da Península Arábica e se refere a ela, mas pode ir além", e o Executivo vê essa situação com seriedade.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade